Pode ser que você precise fazer o dump de apenas uma base de dados e não todas as existentes. Nesse caso o comando padrão seria:

mysqldump –u <usuario> –p<senha> -h localhost --databases NomeBase > nomedoarquivo.sql

Substituindo os campos do comando padrão acima por dados fictícios e supondo o dump de uma base de dados chamada “teste”, teríamos:

mysqldump –u root –pX436gt8 -h localhost --databases teste > nomedoarquivo.sql

Este comando geraria um arquivo chamado “nomedoarquivo.sql” com o dump da base de dados “teste”.

Observações:
- Entre o trecho –u e o nome do usuário, existe um espaço em branco, mas entre o parâmetro –p e o início da senha não existe espaço em branco.
- A informação após o parâmetro –h é o endereço do servidor que contém o banco de dados. Se você estiver executando o comando na mesma máquina que contém o SGBD instalado, mantenha o “localhost”, caso contrário, insira o IP da máquina.
- Antes do parâmetro “databases” existem dois hífens e não apenas um, como acontece nos outros parâmetros.
- Você poderia, no mesmo arquivo, efetuar o dump de mais de uma base. Suponhamos que quiséssemos salvar as bases de dados “teste” e “teste2”. Nosso comando seria:

mysqldump –u root –pX436gt8 -h localhost --databases teste teste2 > nomedoarquivo.sql

Para incluir outras bases de dados basta inseri-las, dentro do parâmetro “databases”, separadas por um espaço. Poderíamos colocar quantas bases quiséssemos.

Observação importante: você não precisa digitar sua senha na linha de comando, caso não queira revela-la para alguém que pode estar perto. Digitando somente o parâmetro -p, sem estar seguido pela senha, o comando será aceito e a senha será solicitada em seguida, em um campo oculto.


Outras dicas de MySQL


Adicionando colunas a uma tabela já existente

Alterando colunas de uma tabela já existente

Como salvar consulta do MySQL em CSV

Criando uma tabela a partir de outra já existente

Criando usuários e atribuindo permissões

Criptografando dados no MySQL

Descobrindo o tamanho em Mb da sua base de dados

Duplicando uma base de dados (backup da base de dados)

Duplicando uma tabela

Encontrando registros duplicados

Exibindo dados em formato de formulário

Exibindo permissões

Exibindo usuários

Gerando um dump de todas as bases de dados

Gerando um dump de uma base de dados específica

Gerando um dump de uma tabela específica

Gerando um dump somente da base de dados

Identificando e contando registros duplicados

Lendo dados criptografados no MySQL com C#

Removendo colunas a uma tabela já existente

Removendo permissões

Removendo registros duplicados e deixando somente o mais antigo

Removendo registros duplicados e deixando somente o mais recente

Renomeando uma tabela

Restaurando um dump

Retornando apenas os primeiros caracteres do campo – Função Left

Retornando apenas os últimos caracteres do campo – Função Right

Selecionando apenas parte de um campo

Selecionando X registros randômicos de uma tabela

Zerando um campo auto incremento

Você Sabia?

O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.