A web é uma grande rede de páginas conectadas. Essas conexões acontecem por meio dos links.
No HTML, links permitem navegar entre páginas, sites e até partes da mesma página.
A tag <a>
Para criar um link no HTML, usamos a tag <a>, que vem da palavra anchor (âncora).
<a>Clique aqui</a> Sozinha, essa tag não faz nada. Ela precisa de um atributo muito importante.
O atributo href
O atributo href indica para onde o link aponta.
<a href="https://www.contembits.com.br"> Acessar o Contém Bits </a> O código acima resultará na seguinte página sendo criada:
href, o link não leva a lugar nenhum. Links externos
Links externos apontam para outros sites.
<a href="https://www.google.com">Google</a> É comum abrir links externos em uma nova aba e para isso usamos o complemento target="_blank":
<a href="https://www.google.com" target="_blank"> Google </a> Links internos
Links internos levam para outras páginas do mesmo site.
<a href="sobre.html">Sobre nós</a> O link acima abriria o arquivo "sobre.html" e não um novo endereço presente na internet. Esse tipo de link é muito usado em menus e navegação principal.
Links para partes da mesma página
Também é possível criar links que levam para um ponto específico da página. Eles são muito úteis quando se trabalha com textos extensos, como por exemplo uma tabela de conteúdos ou o famoso Botão "Voltar ao Topo".
Primeiro, definimos um id:
<h2 id="contato">Contato</h2> Depois, criamos o link:
<a href="#contato">Ir para contato</a> Boas práticas ao criar links
- Use textos claros (evite “clique aqui”)
- Indique o destino do link
- Não exagere em links na mesma área
- Pense na experiência do usuário
💾🧠 Resumo da aula para nunca mais esquecer
- Links conectam páginas e sites na web
- A tag
<a>cria links - O atributo
hrefdefine o destino - Existem links externos, internos e âncoras
Na próxima aula, vamos aprender sobre imagens no HTML e como usá-las com acessibilidade.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Mortal Kombat - O Filme
O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.










