Para que possamos prosseguir o minicurso e começarmos a utilizar o MySQL de forma prática, você precisará, claro, tê-lo instalado em seu computador. Você pode baixá-lo gratuitamente em http://www.mysql.com/downloads/ . Os exemplos que vou criar serão feitos na versão 5.5, mas caso queira pegar uma versão mais nova, fique à vontade, pois provavelmente os códigos funcionarão nela sem problemas. A única observação que faço é que se você pretende desenvolver aplicações para Internet, deve se atentar para utilizar, em seus testes, a mesma versão que o provedor de serviços de hospedagem disponibiliza, para não haver possibilidade de incompatibilidade.

Depois de instalado, aparecerá uma janela a mais em seu grupo de programas instalados, conforme essa imagem:

Criando Tabelas

Para abrir o Mysql basta clicar nela e, em seguida, na opção MySQL Server 5.5 Command Line Client.

Surgirá uma tela semelhante às antigas telas do saudoso MS-DOS, solicitando sua senha, que é a mesma que você cadastrou durante a instalação do MySQL. Após inseri-la chegaremos ao prompt de comando, que deve ser parecido com essa imagem:

Criando Tabelas

Reparem que, conforme citei na página de introdução, o copyright já faz referência à Oracle, atual proprietária do MySQL.

Para prosseguirmos vamos falar sobre alguns conceitos importantes:

Base de Dados

Uma base de dados nada mais é do que um grupo de tabelas que podem ou não estar relacionadas. Para manter a organização, cada aplicação tem a sua própria base de dados, por isso, antes de iniciarmos a criação da nossa primeira tabela, precisamos criar uma base de dados que irá recebê-la.

Vou criar uma base de dados chamada ‘Teste’ e para isso o comando que utilizarei é:

create database Teste;

Basta digitar isso no prompte teclar Enter que a mensagem de sucesso deve surgir, como essa:

Criando Tabelas

Para especificarmos que trabalharemos com a base recém criada, digitaremos o comando ‘use Teste’;
Uma mensagem de “Database changed” surgirá na tela, indicando que nossa base de dados está selecionada e todos os comandos aplicados a partir de agora terão efeito sobre ela. Vou imaginar um modelo bem simples, onde um cliente aluga filmes em uma locadora e, para simplificar ainda mais, já que o objetivo é ensinar a criar tabelas, a locadora possui somente uma cópia de cada filme, dessa forma:

Criando Tabelas

Conforme é possível observar neste pequeno modelo, a tabela "Cliente" terá as seguintes colunas:
- Nome
- Telefone
- Idade
- Endereço
- E-mail
- CPF (Chave Primária)

Já a tabela filme terá as colunas
- Gênero
- Título
- Código (Chave Primária)

E a tabela "Aluga" terá somente a coluna Data.

Vamos nos concentrar primeiro na tabela "Cliente".

Definirei campos do tipo varchar para todos os atributos, exceto a idade, cujo tipo será int. Os comandos a serem digitados, no MySQL, para criação desta tabela serão:

create table Cliente(
telefone varchar(15),
nome varchar(40),
endereco varchar(50),
email varchar(40),
idade int,
cpf varchar(12) primary key) engine=innoDB;

Você deverá receber a seguinte mensagem:

Criando Tabelas

Vale fazer alguns comentários nesse pequeno código:

Criando Tabelas

A sintaxe do comando para criar tabelas em MySQL é muito simples. Basta executar a sequência:

create table nomedatabela(campo1 tipo, campo2, tipo...);

Sempre lembrando que todos os comandos MySQL terminam com o sinal de ponto e vírgula. O retorno Query OK, no prompt, indica que a tabela foi criada com sucesso.

Vou repetir o processo para a tabela Filme.

create table filme(
genero varchar(30),
titulo varchar(40),
codigo int primary key) engine=innoDB;

Criando Tabelas

E vou fazer o mesmo para a tabela Aluga, herdando as chaves das tabelas Cliente e Filme, já que estamos lidando com um relacionamento 1:n.

create table Aluga(
cpf varchar(12),
codigo int,
data date,
primary key(data, cpf, codigo),
foreign key(cpf) references Cliente(cpf),
foreign key(codigo) references Filme(codigo)) engine=innoDB;

Comentários sobre esta tabela:
1- Coloquei a data como parte da chave, para permitir que um mesmo cliente possa retirar o mesmo filme futuramente. Como estamos lidando com uma chave composta, se todos os itens que a compõem tiverem o mesmo valor, provocaremos uma violação de chave e a inserção não poderá ser feita, ou seja, sem a data, a chave seria composta apenas pelo CPF do cliente e pelo Código do Filme, portanto se um cliente tentar alugar o mesmo filme no futuro, a chave será exatamente igual a formada pela sua primeira locação deste título, então também teríamos uma violação. Colocando a data como parte dessa chave composta isso nunca acontecerá, pois claro que um cliente nunca alugará o mesmo filme em um mesmo dia mais de uma vez.

2- Focando as atenções na tabela Aluga, se não colocássemos o CPF e o Código do filme como partes da chave, teríamos apenas a data armazenada, portanto poderíamos consultar todas as datas das locações dos filmes, mas não poderíamos saber quem os locou e quais títulos foram locados.

Agora temos nossas três tabelas criadas! Se quiser confirmar, basta digitar o comando show tables; no prompt do MySQL, vejam:

Criando Tabelas

Com isso encerramos a primeira parte do tutorial e já sabemos como criar tabelas em MySQL!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.