Estruturas de repetição também são chamadas de laço ou loop, pois elas envolvem um bloco de código e o repetem por determinada quantidade de vezes. A estrutura for é uma delas e sua sintaxe é bastante simples. Utilizamos esse tipo de estrutura de repetição quando sabemos o número de vezes que o ciclo deve acontecer.

A execução do comando for se divide em 4 etapas, que são:


Inicialização
Teste
Execução
Atualização

Vamos criar um exemplo bastante simples, onde queiramos exibir os números de 1 a 5 na tela. Adicionei também uma frase para explicar cada execução. Nosso código ficará assim:

Estrutura de Repetição - For

Executando, teremos:

Estrutura de Repetição - For

Agora vou comentar o comando for:

Estrutura de Repetição - For

Entre parênteses e colorido eu coloquei a ordem em que as coisas acontecem numa estrutura do tipo for. O comando deve ser declarado e em seguida os parâmetros precisam ser colocados entre parênteses. A inicialização (1) é o ponto de partida e, nesse caso criei uma variável inteira chamada i e lhe atribuí o valor 1. Em seguida, para o comando de teste (2) que irá determinar a condição de parada, determinei que o ciclo deve se repetir até que a variável i valha 5. Como execução (3), dentro das chaves, especifiquei que deve ser impresso, no terminal, uma frase concatenada com a variável i e, por último, no comando de atualização (4), coloquei a variável i sendo incrementada em uma unidade.

A “leitura” correta desse comando seria:

For iniciando em i = 1 e parando em i <= 5, executa o console e incrementa i.

O comando for é extremamente parecido em praticamente todas as linguagens de programação. A única observação fica por conta de não ser necessário o ponto e vírgula depois do comando de atualização, que nesse exemplo era o i++. Tentar inseri-lo geraria um erro durante a compilação.

Este foi o for. Extremamente útil e seguramente você o utilizará em seus projetos!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.