Agora vou falar sobre um complemento importantíssimo do comando SELECT, que é o WHERE, que nos permite consultas específicas. Este parâmetro permite que se especifique um dado para comparação com algo que pode estar no banco, ou seja, um dado de entrada para direcionar nossa busca.

Para que eu possa demonstrar as funcionalidades do parâmetro WHERE, farei a inserção de mais alguns dados fictícios em nossa tabela de clientes.

INSERT INTO cliente VALUES("1234-1234", "Ricardo", "Rua Episcopal, 3900 - Centro", "ricardo@emailinexistente.com", 32, "123321123-33");

INSERT INTO cliente VALUES("4567-4567", "Roberto", "Rua XV de Novembro, 25 - Centro", "roberto@emailinexistente.com", 42, "756398336-20");

INSERT INTO cliente VALUES("4444-3333", "Richard", "Rua Bahia, 215 - Pacaembu", "richard@emailinexistente.com", 18, "645332378-11");

Com esses dados já é possível demonstrar um pouco do que se pode fazer com o comando WHERE.

Para que fique claro, vamos começar com um SELECT exibindo os dados de nossa tabela, mas apenas nos campos nome, idade e email.

SELECT nome AS Nome, idade AS idade, email AS Email FROM cliente;

Comando Select com cláusula Where MySQL

A imagem acima mostra o retorno dos dados da nossa consulta. Vamos imaginar que quiséssemos exibir apenas os dados das pessoas que possuam idade maior do que 30 anos. Aqui o parâmetro WHERE entrará em ação, da seguinte forma:

SELECT nome AS Nome, idade AS Idade, email AS Email FROM cliente WHERE idade > 30;

Vejamos o retorno disso:

Comando Select com cláusula Where MySQL

Vejam que o SGBD retornou apenas as tuplas que continham idade maior do que 30 anos. Se quiséssemos incluir TAMBÉM as pessoas com idade igual a 30 anos, nosso código ficaria assim:

SELECT nome AS Nome, idade AS Idade, email AS Email FROM cliente WHERE idade >= 30;

Comando Select com cláusula Where MySQL

Vejam que eu incluí o sinal de igual e os dados retornados já incluem os clientes com idade igual a 30 anos.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nas consultas imaginando uma situação em que se quisesse saber a idade e o email do cliente cujo nome é "Daniel". Agora nossa consulta ficaria dessa forma:

SELECT nome AS Nome, idade AS Idade, email AS Email FROM cliente WHERE nome like ‘Daniel’;

Vejamos esse retorno:

Comando Select com cláusula Where MySQL

Agora o SGBD retornou apenas o cliente cadastrado com o nome de "Daniel". Vale destacar que no exemplo da idade eu comparei esse campo utilizando o sinal de igual (=), mas para comparar a string eu utilizei o parâmetro like. Strings devem ser sempre comparadas utilizando o like e colocando-se o dado de entrada entre aspas simples.

Vamos aprofundar mais um pouco. Agora nós não sabemos o nome completo do cliente que queremos procurar, mas precisamos dos mesmos dados do exemplo acima para clientes cujo nome comece com a letra R. Agora nosso comando ficará assim:

SELECT nome AS Nome, idade AS Idade, email AS Email FROM cliente WHERE nome like 'R%';

Comando Select com cláusula Where MySQL

Vejam que eu utilizei o sinal de porcentagem, que em linguagem SQL é um caractere coringa, ou seja, ele representa qualquer coisa. A interpretação que o SGBD faz do comando utilizado no exemplo acima é:

Exiba o nome, a idade e o email da tabela cliente onde os nomes comecem com a letra R e sejam seguidos por quaisquer outros caracteres.

Por isso a nossa consulta só retornou nomes iniciados por R.

Poderíamos usar o coringa de forma invertida. Vamos imaginar que precisássemos resgatar os dados de um cliente cujo nome termine com a sequência de caracteres “berto”, mas não soubéssemos o começo. Nossa busca ficaria:

SELECT nome AS Nome, idade AS Idade, email AS Email FROM cliente WHERE nome like '%berto';

Comando Select com cláusula Where MySQL

O sistema procurou, dentre todos os nomes cadastrados na tabela "cliente", algum que possuísse a sequência "berto" cadastrada e fez o retorno.

Para encerrar a explicação sobre esse poderoso caractere coringa, vamos agora imaginar que temos um trecho qualquer do nome a ser procurado, mas sequer sabemos se ele se encontra no início, no meio ou no fim do nome. Esse trecho é "ard". Nosso comando ficará da seguinte forma:

SELECT nome AS Nome, idade AS Idade, email AS Email FROM cliente WHERE nome like '%ard%';

Comando Select com cláusula Where MySQL

Notem que o sistema exibiu todos os nomes que continham a sequência "ard", independente da sua localização na string. Isso foi possível graças a presença do caractere coringa antes e depois do trecho procurado.

Bem, no tópico seguinte falarei sobre como especificar ainda mais as consultas através de operadores lógicos.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.