Como reta final do nosso aplicativo e também do minucurso, vamos retomar o formulário “Sobre o Programa”, mas apenas por uma questão prática. Para falar sobre os arquivos RTF eu precisava de um campo onde pudéssemos escrever textos e, como nosso formulário frmSobre possui este espaço, o utilizaremos, mas isso não agregará nenhuma funcionalidade ao nosso pequeno aplicativo.

Bem, nosso formulário de "Sobre o Programa" atualmente está da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Quando clicamos no botão "Salvar", o sistema está exibindo o conteúdo do RichTextBox em uma MessageBox e o botão "Carregar Imagem" apenas exibe, na PictureBox, o arquivo selecionado.

Vamos aprender como gerar um arquivo do tipo RTF, que terá como conteúdo o que for digitado no RichTextBox. Para isso faremos uso da ferramenta SaveFileDialog. Vamos localizá-la na Toolbox do Visual C# e arrastá-la para o frmSobre, conforme ilustra a imagem abaixo:

Gerando Arquivos RTF

Assim como alguns dos componentes que utilizamos ao longo do minicurso, ele não é exibido dentro do formulário, mas apenas se vincula a ele, permanecendo no rodapé. Na sequência vamos nomear esta ferramenta para "sfdLicensa":

Gerando Arquivos RTF

Agora vamos criar o novo código para o evento Click do botão "Salvar", que ficará da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Comentando-o, teremos:

Gerando Arquivos RTF

Vou salvar o seguinte texto:

Gerando Arquivos RTF

Agora abro a pasta da minha Área de Trabalho e lá está o arquivo gerado de dentro da nossa pequena aplicação!

Gerando Arquivos RTF

E se tentar abrir o arquivo...

Gerando Arquivos RTF

Aí está nosso conteúdo!

Bem, agora que já sabemos como gerar arquivos RTF a partir de um RichTextBox, vamos fazer o contrário, que é popular um RichTextBox com o conteúdo de um arquivo RTF.

Vou colocar o seguinte conteúdo dentro do RichTextBox:

Seja Bem Vindo!
Esté é um software sem direitos autorais e que faz parte do minicurso de C# do site Contém Bits!
Além de C#, aqui você aprende sobre:
--> Sistemas Operacionais
--> Redes de Computadores
--> Segurança de Dados
--> Bancos de Dados

E muito mais! Não esqueça de nos adicionar ao seu Favoritos!

www.contembits.com.br

E salvá-lo na pasta c:\CB\Sobre.rtf

Gerando Arquivos RTF

Agora a ideia é que este conteúdo seja automaticamente inserido no RichTextBox quando o formulário for carregado, ou seja, a aplicação deve ler o arquivo RTF e inserir o seu conteúdo no rtfSobre do formulário. O procedimento para isso é extremamente simples, vejam:

Gerando Arquivos RTF

Com apenas uma linha conseguimos este interessante procedimento.

Na sequência, vamos alterar a propriedade ReadOnly do RichTextBox para "True" e diminuir o seu tamanho, para ficar adequado ao conteúdo, como ilustram as imagens a seguir:

Gerando Arquivos RTF


Gerando Arquivos RTF

A ideia é que o usuário não possa alterar o conteúdo deste RichTextBox, por isso o definimos como ReadOnly. Agora vamos permitir a alteração apenas do logotipo, mas para isso utilizaremos um conceito interessante, que faz uso do Namespace System.IO e geraremos um arquivo no formato TXT para guardar o endereço da imagem escolhida pelo usuário, mas isso fica para o próximo tópico, que será o último!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.