Como reta final do nosso aplicativo e também do minucurso, vamos retomar o formulário “Sobre o Programa”, mas apenas por uma questão prática. Para falar sobre os arquivos RTF eu precisava de um campo onde pudéssemos escrever textos e, como nosso formulário frmSobre possui este espaço, o utilizaremos, mas isso não agregará nenhuma funcionalidade ao nosso pequeno aplicativo.

Bem, nosso formulário de "Sobre o Programa" atualmente está da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Quando clicamos no botão "Salvar", o sistema está exibindo o conteúdo do RichTextBox em uma MessageBox e o botão "Carregar Imagem" apenas exibe, na PictureBox, o arquivo selecionado.

Vamos aprender como gerar um arquivo do tipo RTF, que terá como conteúdo o que for digitado no RichTextBox. Para isso faremos uso da ferramenta SaveFileDialog. Vamos localizá-la na Toolbox do Visual C# e arrastá-la para o frmSobre, conforme ilustra a imagem abaixo:

Gerando Arquivos RTF

Assim como alguns dos componentes que utilizamos ao longo do minicurso, ele não é exibido dentro do formulário, mas apenas se vincula a ele, permanecendo no rodapé. Na sequência vamos nomear esta ferramenta para "sfdLicensa":

Gerando Arquivos RTF

Agora vamos criar o novo código para o evento Click do botão "Salvar", que ficará da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Comentando-o, teremos:

Gerando Arquivos RTF

Vou salvar o seguinte texto:

Gerando Arquivos RTF

Agora abro a pasta da minha Área de Trabalho e lá está o arquivo gerado de dentro da nossa pequena aplicação!

Gerando Arquivos RTF

E se tentar abrir o arquivo...

Gerando Arquivos RTF

Aí está nosso conteúdo!

Bem, agora que já sabemos como gerar arquivos RTF a partir de um RichTextBox, vamos fazer o contrário, que é popular um RichTextBox com o conteúdo de um arquivo RTF.

Vou colocar o seguinte conteúdo dentro do RichTextBox:

Seja Bem Vindo!
Esté é um software sem direitos autorais e que faz parte do minicurso de C# do site Contém Bits!
Além de C#, aqui você aprende sobre:
--> Sistemas Operacionais
--> Redes de Computadores
--> Segurança de Dados
--> Bancos de Dados

E muito mais! Não esqueça de nos adicionar ao seu Favoritos!

www.contembits.com.br

E salvá-lo na pasta c:\CB\Sobre.rtf

Gerando Arquivos RTF

Agora a ideia é que este conteúdo seja automaticamente inserido no RichTextBox quando o formulário for carregado, ou seja, a aplicação deve ler o arquivo RTF e inserir o seu conteúdo no rtfSobre do formulário. O procedimento para isso é extremamente simples, vejam:

Gerando Arquivos RTF

Com apenas uma linha conseguimos este interessante procedimento.

Na sequência, vamos alterar a propriedade ReadOnly do RichTextBox para "True" e diminuir o seu tamanho, para ficar adequado ao conteúdo, como ilustram as imagens a seguir:

Gerando Arquivos RTF


Gerando Arquivos RTF

A ideia é que o usuário não possa alterar o conteúdo deste RichTextBox, por isso o definimos como ReadOnly. Agora vamos permitir a alteração apenas do logotipo, mas para isso utilizaremos um conceito interessante, que faz uso do Namespace System.IO e geraremos um arquivo no formato TXT para guardar o endereço da imagem escolhida pelo usuário, mas isso fica para o próximo tópico, que será o último!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.