Toda imagem que surge em seu monitor passou antes pela placa de vídeo, que teve que interpretar códigos com instruções sobre como "montar" essa imagem e, depois de criada e colocada em sua memória, a enviou para o monitor. Antigamente as placas de vídeo eram como atores figurantes, pois ninguém dava muita atenção a elas. Com o passar dos anos, os computadores foram aumentando sua capacidade de processamento e, aproveitando-se disso, algumas empresas começaram a desenvolver programas para criação de desenhos técnicos ricos em detalhes. Esses programas são chamados de CAD (Computer-Aided Design - Desenho Auxiliado por Computador).

Simultaneamente ao desenvolvimento desses programas, outras empresas começaram a enxergar no computador um equipamento fantástico para o entretenimento, e os jogos, que até então se limitavam a brincadeiras com cartas ou em pequenos labirintos, começaram a ganhar enormes cenários com gráficos possuindo um realismo impressionante, conforme podemos perceber na cena abaixo:

Esse desenvolvimento transformou as placas de vídeo em peças principais para qualquer computador moderno.

Apenas para ilustrar o enorme avanço que essas placas sofreram num curto espaço de tempo, podemos ver abaixo uma placa de vídeo que era bastante encontrada nos computadores há 20 anos. Trata-se de um modelo PCI da fabrincante Trident e que possuía 1Mb de memória.

Uma placa de vídeo possui basicamente três componentes fundamentais, que são o GPU (Graphics Processing Unit – Unidade de Processamento de Gráficos), as memórias e os conectores.

O GPU trabalha de forma bastante parecida com o CPU, mas ele é otimizado para realizar complexos cálculos matemáticos, necessários para posicionar os polígonos corretamente.

Assim como no CPU, o GPU também precisa de dissipador de calor ou até de ventoinhas, como acontece nas placas mais modernas (imagem abaixo), pois sua temperatura interna atinge níveis muito altos devido a enorme quantidade de transistores presentes nele. Alguns GPUs modernos possuem mais transistores do que a maioria dos CPUs, o que faz com que seja necessário um sistema de refrigeração tão eficiente quanto o do processador principal do computador.

Os GPUs possuem uma linguagem extremamente complexa para criação das imagens, mas antes de falarmos sobre isso, é preciso conhecer dois termos importantes, que são o pixel e a resolução.

O Pixel está para a imagem assim como o átomo está para a matéria, ou seja, ele é o menor ponto que pode existir em uma imagem digital. Cada pixel é formado pela fusão das cores verde, vermelho e azul. Os monitores atuais combinam essas três cores e todas as suas variações, chegando a exibir pixels em 16.700.000 cores.

Resolução é, superficialmente falando, uma maneira de comparar diferentes níveis de detalhes entre imagens. Imaginando duas delas, se a primeira possui maior resolução que a segunda, então ela tem maior qualidade, maior definição nos detalhes. A resolução mede quão próximos estão os pixels, sem chegarem a se sobrepor por completo.

Para a placa de vídeo, a tela do computador é enxergada como uma enorme matriz. Dizer que o seu monitor tem, por exemplo, resolução de 1024 x 768, quer dizer que tudo o que está sendo exibido na sua tela possui 1024 linhas verticais e 768 linhas horizontais. Para se saber a quantidade de pixels presentes numa tela com essa resolução, basta multiplicar os dois números: 1024 x 768 = 786.432 pixels ou 0.78MPixels.

Agora que já falamos um pouco sobre esses dois conceitos tão importantes para o entendimento de como são formadas as imagens, fica fácil ter uma idéia do enorme trabalho que as placas de vídeo possuem. Imaginar a formação de uma imagem como uma página de Internet ou o papel de parede do seu sistema operacional pode parecer simples, mas e a formação de uma imagem de altíssima resolução de um jogo extremamente realista como este?

A perfeição dos jogos atuais é muito grande. Na imagem acima nós podemos perceber o reflexo dos objetos no óculos do soldado. Criar imagens com esse nível de detalhes é mais complexo do que parece. As placas de vídeo precisam interpretar códigos muito extensos para conseguir uma única tela, que recebe o nome de frame. As placas vão recebendo instruções na forma de textos, como: crie um círculo de raio A (onde A é um valor) e posicione o seu centro em X,Y (coordenadas horizontais e verticais). Agora preencha a sua borda com a cor azul e o seu interior de amarelo. Pronto! Aí está descrito simplificadamente como a placa de vídeo pode criar um círculo. Perceba que apenas um círculo exigiu todas essas informações. Imagine imagens como a do BattleField3 (acima), ou do Need For Speed Undercover (abaixo).

A complexidade é enorme, por isso este importante componente do seu computador deve ser bem escolhido. Se o objetivo da sua compra é o entretenimento, pesquise bastante antes de escolher sua placa de vídeo. O recomendado é acessar os sites dos fabricantes dos jogos que se deseja rodar e ver quais são os componentes recomendados.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.