Vamos falar agora sobre outra importante função do JavaScript, chamada document.write. Ela tem a
capacidade de escrever dados direto no código HTML. Vou demonstrar seu funcionamento já apresentando um objeto
chamado Date, que sempre retorna a data atual, vejam:
var dataAtual = new Date();
Nesse exemplo estamos colocando a data na variável dataAtual. Vamos testar a inserção dessa
data em meio a um código HTML através da função document.write. O código ficará assim:
A página ficará assim:
Vejam que a data foi perfeitamente inserida dentro do parágrafo. Para o usuário é como se fosse um parágrafo estático, mas na verdade é dinâmico. Se você atualizar a página já verá que a data muda. Isso é muito interessante, mas o formato retornado não é o ideal, já que não está em português. Para corrigir isso podemos usar um parâmetro chamado toLocaleString, dessa forma:
Agora vejamos a saída no navegador:
Agora sim! E vejam que interessante, é possível, através de outros métodos, saber apenas o ano,
o mês, o dia, a hora, o minuto, enfim, você pode isolar qualquer uma dessas informações. Os métodos
responsáveis por isso são:
data.getFullYear()
data.getMonth()
data.getDate()
data.getHours()
data.getMinutes()
Estes métodos são de extrema utilidade caso esteja trabalhando com banco de dados e queira inserir esses dados nele.
Vou dar alguns exemplos:
Vejam que eu isolei, em cada uma das variáveis, trechos que compõem a data. Como eu citei acima, se quiséssemos
inseri-los em um banco de dados, seria muito fácil, já que os teríamos separados em variáveis. A observação fica por
conta do getMonth(), que enumera os meses de 0 a 11 e não de 1 a 12, como estamos
acostumados, mas como vocês puderam ver, isso é facilmente corrigido acrescentando uma unidade ao valor retornado por
ele.
Bem, com esse tópico vimos não só a função document.write, mas também aprendemos a
manipular datas em JavaScript.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.