AS VIEWS são importantíssimas para uma boa organização dos bancos de dados. Elas evitam a duplicação de dados de uma forma bastante eficiente. A VIEW é um espelho de campos de outras tabelas, que não possui dados vinculados a ela, ou seja, ela só replica os dados das tabelas que a originaram, visando aumentar a segurança ou a praticidade da sua aplicação.

Vamos a um exemplo prático. Nós possuímos a tabela "preco", que estamos usando em vários tópicos. Atualmente nossa tabela contém os seguintes dados:

Views MySQL

Podemos perceber que existem dois carros importados aí, cujos preços são significativamente mais caros que os outros. Imagine que nossa empresa revendedora de veículos possua um setor dedicado a comercializar somente carros populares. Para esse setor não faria sentido a exibição dos dados dos carros importados. Seriam apenas dados para tumultuar a lista de preços dos funcionários. Para solucionar isso poderíamos criar outra tabela somente com os carros populares, mas isso geraria duplicação de dados ou tornaria o modelo do banco de dados mais complexo. A solução mais inteligente seria criar uma VIEW contendo somente os carros populares. Vejam como isso seria feito: CREATE VIEW carro_popular AS SELECT * FROM preco WHERE valor < 45000;

Vejamos o retorno disso:

Views MySQL

Vejam que nossa VIEW foi criada com sucesso, pois ela já aparece dentre as tabelas existentes nessa base de dados. No entanto é importante frisar que uma VIEW não é uma tabela real, como as outras listadas aí, pois ela não é proprietária dos dados exibidos nela. E tanto é verdade que para destruir uma VIEW o comando não é DROP TABLE, vejam:

Views MySQL

Se tentar dessa forma receberá a mensagem de tabela desconhecida. O comando para se remover uma VIEW é DROP VIEW nome_da_view;

Bem, mas vamos dar um SELECT em nossa VIEW:

Views MySQL

Vejam que só estão presentes nesta VIEW os carros cujos valores são inferiores aos 45 mil reais, que foi o que especificamos na sua criação. Vejam agora como os dados que são listados realmente não pertencem a ela, mas sim à tabela "preco".

Vou alterar, na tabela "preco", o valor do Palio para 43500.

UPDATE preco SET valor = “43500” WHERE valor = “44000”;

Views MySQL

Agora vou dar um SELECT na nossa VIEW:

Views MySQL

Vejam que o valor foi atualizado para a nossa VIEW.

Os principais motivos para se criar uma VIEW são segurança, já que através dela é possível a ocultação de algumas colunas de tabelas, e simplicidade, pois se determinado usuário precisa ter acesso somente a algumas colunas, não há razão alguma para lhe fornecer todas, então exibindo somente as colunas essenciais a ele a tabela se torna mais simples e fácil de ser interpretada.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.