AS VIEWS são importantíssimas para uma boa organização dos bancos de dados. Elas evitam a duplicação de dados de uma
forma bastante eficiente. A VIEW é um espelho de campos de outras tabelas, que não possui dados vinculados a ela, ou seja, ela só replica os dados das tabelas que a
originaram, visando aumentar a segurança ou a praticidade da sua aplicação.
Vamos a um exemplo prático. Nós possuímos a tabela "preco", que estamos usando em vários tópicos. Atualmente nossa
tabela contém os seguintes dados:
Podemos perceber que existem dois carros importados aí, cujos preços são significativamente mais caros que os outros.
Imagine que nossa empresa revendedora de veículos possua um setor dedicado a comercializar somente carros populares.
Para esse setor não faria sentido a exibição dos dados dos carros importados. Seriam apenas dados para tumultuar a
lista de preços dos funcionários. Para solucionar isso poderíamos criar outra tabela somente com os carros populares,
mas isso geraria duplicação de dados ou tornaria o modelo do banco de dados mais complexo. A solução mais inteligente
seria criar uma VIEW contendo somente os carros populares. Vejam como isso seria feito:
CREATE VIEW carro_popular AS SELECT * FROM preco WHERE
valor < 45000;
Vejamos o retorno disso:
Vejam que nossa VIEW foi criada com sucesso, pois ela já aparece dentre as tabelas existentes nessa base de dados. No entanto é importante frisar que uma VIEW não é uma tabela real, como as outras listadas aí, pois ela não é proprietária dos dados exibidos nela. E tanto é verdade que para destruir uma VIEW o comando não é DROP TABLE, vejam:
Se tentar dessa forma receberá a mensagem de tabela desconhecida. O comando para se remover uma
VIEW é DROP VIEW nome_da_view;
Bem, mas vamos dar um SELECT em nossa VIEW:
Vejam que só estão presentes nesta VIEW os carros cujos valores são inferiores aos 45 mil reais, que foi o que
especificamos na sua criação. Vejam agora como os dados que são listados realmente não pertencem a ela, mas sim à
tabela "preco".
Vou alterar, na tabela "preco", o valor do Palio para 43500.
UPDATE preco SET valor = “43500” WHERE valor = “44000”;
Agora vou dar um SELECT na nossa VIEW:
Vejam que o valor foi atualizado para a nossa VIEW.
Os principais motivos para se criar uma VIEW são segurança, já que através dela é
possível a ocultação de algumas colunas de tabelas, e simplicidade, pois se determinado
usuário precisa ter acesso somente a algumas colunas, não há razão alguma para lhe fornecer todas, então exibindo
somente as colunas essenciais a ele a tabela se torna mais simples e fácil de ser interpretada.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
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Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.