Há alguns tópicos eu falei sobre o PictureBox isoladamente, recebendo uma imagem estática. Agora vamos falar dele junto com o OpenFileDialog. Eles formam um par e tanto!

Bom, sem me prologar muito, a PictureBox, apenas relembrando, é uma caixa que pode armazenar imagens de formatos diversos. Já o OpenFileDialog é uma caixa de seleção de arquivos. Elas funcionam muito bem em conjunto, pois, para permitir que o usuário altere a imagem da PictureBox é necessário lhe dar uma forma de selecioná-la e esse é o papel do OpenFileDialog. A ligação entre eles é muito fácil de ser feita. Vamos abrir nosso pequeno programa de Controle de Clientes e, no formulário frmSobre, adicionar uma PictureBox e um botão, conforme a imagem abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

A PictureBox eu nomeei de "picLogo" e o botão de "btnCarregarImagem".

Agora vamos adicionar o componente OpenFileDialog, arrastando-o para o formulário e nomeando-o como "ofdLogo", conforme mostra a imagem abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

Vamos começar a adicionar código a estes componentes. Comecemos clicando duas vezes no botão "Carregar Imagem" para gerar o método Click e, dentro dele, vamos adicionar o código abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

Foram necessários estes quatro parâmetros, pois estamos lidando com uma caixa de diálogo, que é um componente grande e com muitas variáveis, mas tudo é bastante simples e intuitivo. De qualquer forma, abaixo segue o código comentado:

PictureBox e OpenFileDialog

Como próximo passo vamos clicar duas vezes no OpenFileDialog:

PictureBox e OpenFileDialog

Com isso criaremos o método FileOk. Agora, dentro dele, criaremos o seguinte código:

picLogo.Image = Image.FromFile(ofdLogo.FileName);

O que este código faz é adicionar à propriedade Image da PictureBox, uma imagem do arquivo que foi selecionado pelo OpenFileDialog e que será enviado através do seu método FileName, que retorna uma string com o caminho do arquivo. Parece complicado, mas não é!

Agora vamos executar o código, abrir o formulário "Sobre o Programa" e clicar em “Carregar Imagem”. Você terá uma tela parecida com a imagem abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

Vou selecionar um arquivo qualquer para ilustrar como ele será inserido no PictureBox.

PictureBox e OpenFileDialog

Aí está a imagem inserida, no entanto ela não coube na PictureBox e está sendo exibido apenas um trecho da mesma. Isso pode ser facilmente corrigido alterando a propriedade SizeMode, conforme ilustra a figura abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

Alterando o valor desta propriedade para StretchImage, ela será ajustada automaticamente na PictureBox. Vou executar o código novamente agora para demonstrar a diferença, vejam:

PictureBox e OpenFileDialog

Agora a imagem está ajustada à PictureBox!

Podemos adicionar uma borda, conforme explicado no tópico apenas sobre PictureBox, alterando a propriedade BorderStyle e deixando-a assim:

PictureBox e OpenFileDialog

É isso! Com este tópico demonstrei como utilizar o OpenFileDialog para carregar uma imagem para uma PictureBox. A forma de utilizá-lo para outros tipos de arquivos é a mesma!

Na sequência falarei sobre várias propriedades do Visual C# que ajudarão a programar o código ou a melhorar a aparência dos formulários.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.