Agora que já sabemos o que é um vetor, fica muito simples compreender as Matrizes. No tópico anterior eu comparei os vetores com armários e suas gavetas. O armário era o vetor e as gavetas eram os índices do vetor. Aqui vou utilizar o mesmo exemplo. Vejam a figura abaixo:



Notaram alguma diferença deste armário para o que eu usei no exemplo dos vetores? Acho que sim. Nos vetores eu coloquei um vetor contendo somente uma “coluna” de gavetas. Aqui temos mais de uma. A boa notícia é que esta é a única diferença entre um vetor e uma matriz. As matrizes são, na verdade, vetores multidimensionais, ou seja, que podem possuir várias “colunas de gavetas”.

Na imagem acima temos o que seria um exemplo de matriz 10 x 3, ou seja com 10 linhas e 3 colunas. A observação fica também por conta do início da contagem do índice a partir do número zero, tanto para as linhas quanto para as colunas. Vejam a ilustração disso abaixo, com linhas e colunas iniciando seus índices a partir do zero:



O acesso às gavetas, ou seja, às posições da Matriz, deve ser feita sempre especificando a linha e a coluna da mesma. Vejam as ilustrações abaixo:




Imaginando que nossa matriz se chamasse “MinhaMatriz”, acessaríamos esta última gaveta da seguinte forma:

MinhaMatriz[9,2];

Assim como acontece nos vetores, nas matrizes as dimensões são definidas no momento de sua criação. Veremos isso na prática mais adiante.

Com isso encerramos mais este importante assunto. Na sequência falarei sobre Pseudocódigo.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.