Estruturas de repetição são outro assunto de extrema importância na programação. Basicamente o papel de uma estrutura de repetição é “travar” a execução do código em determinado local, impedindo que o fluxo natural dos comandos aconteça. Uma estrutura de repetição é capaz de executar uma sequência de comandos várias vezes, enquanto uma condição pré estabelecida seja verdadeira.

Tentando ser mais claro, uma estrutura de repetição abriga um ou mais comandos. No início da estrutura é feito um teste e, se ele for verdadeiro, estes comandos serão executados. Ao final da execução dos comandos que estiverem dentro da estrutura de repetição, o teste inicial é feito novamente. Se retornar o valor verdadeiro, uma nova execução dos comandos presentes na estrutura acontece. Se retornar o valor falso, a estrutura se encerra e os comandos abaixo dela serão executados.

Vejam o pseudocódigo abaixo, onde crio um pequeno programa que faz a análise de duas notas de provas digitadas pelo usuário e, enquanto a média aritmética destes números for inferior a 6, será exibida a mensagem de “Aluno Reprovado”.

VARIAVEIS
nota1, nota2:Integer;
media:float;
INICIO
nota1 ← 0;
nota2 ← 0;
media ← 0;
ENQUANTO media < 6 FACA
ESCREVA(‘Por favor, digite a primeira nota: ’);
LER(nota1);
ESCREVA(‘Por favor, digite a segunda nota: ’);
LER(nota2);
media ← (nota1+nota2)/2;
ESCREVA(‘Aluno Reprovado ’);
FIM ENQUANTO;
ESCREVA (‘Aluno Aprovado!’);
FIM

Comentando este código, teremos:



Como foi possível observar, a estrutura de repetição trava o fluxo, impedindo que o restante do código seja executado enquanto uma condição definida no seu início for verdadeira.

Existem alguns tipos diferentes de estruturas de repetição, dependendo até da linguagem de programação utilizada, mas o princípio básico é esse descrito acima.

No tópico seguinte farei comentários e observações sobre as técnicas de lógica de programação que vimos aqui.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.