Agora faremos uma validação para obrigar o usuário a preencher todos os campos do nosso formulário. Claro que isso seria possível com a estrutura de decisão if verificando cada Textbox, mas seria trabalhoso e geraria um código desnecessariamente poluído. Podemos fazer uso do foreach e da classe "Control". Isso é possível porque todo formulário é composto por controles, que podem ser percorridos um a um, não importando de que tipo são. No nosso exemplo, no frmCadastroCliente, faremos a verificação de dois tipos diferentes, pois temos vários textboxes, mas temos também um Combobox, como ilustra a figura abaixo:

Percorrendo Todos os TextBox

Fazer toda a verificação descrita acima é mais fácil do que parece.

No código do evento Click do botão "Salvar", antes de criarmos a string que receberá a data formatada corretamente para ser inserida no MySQL, vamos inserir o seguinte código:

Percorrendo Todos os TextBox

Agora, comentando-o, teremos:

Percorrendo Todos os TextBox

Agora vamos tentar deixar qualquer campo em branco e salvar os dados. Vejam, na imagem abaixo, o que acontece:

Percorrendo Todos os TextBox

Agora só é preciso repetir a inserção deste código para o botão "Atualizar" e com isso finalizamos a validação de todos os campos do formulário!

Na sequência falarei sobre como contar as linhas de um DataGridView e com isso validaremos o botão "Atualizar" e "Remover", encerrando todas as validações.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.