Assim como o for, o while gera uma loop de repetição de código. O que o diferencia do for é que ele é utilizado quando você não sabe exatamente quantas vezes o ciclo deve acontecer. No for, se você se lembra da sintaxe, o segundo bloco de execuções era um teste para verificar se a variável de controle já tinha atingido um valor previamente estabelecido, ou seja, quando montamos o comando já sabemos quantas vezes ele acontecerá. No while isso não é necessário.

Eu vou começar a falar dele com um primeiro exemplo que faz exatamente a mesma coisa do que criamos no tópico sobre for, ou seja, um programinha que exibirá um número de 1 a 5 na tela.

A sintaxe do while para isso é:

Estrutura de Decisão - While

Executando, teremos:

Estrutura de Decisão - While

Agora vou comentar o comando while:

Estrutura de Decisão - While

Bem, nesse exemplo também sabemos, mesmo antes do ciclo começar, que ele acontecerá por 5 vezes, então ele parece ter exatamente a mesma função do for, mas vou dar um exemplo agora para demonstrar seu funcionamento quando não sabemos quantas vezes o ciclo acontecerá.

Crei um pequeno código para receber a idade do usuário a armazená-la numa variável de mesmo nome, conforme imagem abaixo:

Estrutura de Decisão - While

Vejam como ficou a execução desse código:

Estrutura de Decisão - While

Percebam que o programa foi perguntando a minha idade e eu fui inserindo vários valores, mas enquanto não inseri o 25, ele não saiu do loop. Vejam o código comentado:

Estrutura de Decisão - While

Como ficou claro neste último exemplo, mesmo sem saber quantas iterações seriam necessárias, conseguimos criar um loop no código. Isso é o que diferencia o comando for do while. Com o primeiro você deve saber o número de repetições para estabelecer seu término. Com o segundo essa informação não precisa ser conhecida no início da execução.

Essas foram as duas estruturas de repetição do C# que selecionei para comentar nesse momento. Existe uma terceira, que é, na verdade, uma variação do for, chamada de foreach, e falarei dela no momento adequado, não se preocupem.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.