As sobrecargas de métodos são muito mais simples do que o imponente nome sugere. Como acabei de falar no tópico anterior
sobre métodos construtores, vou aproveitar aquele exemplo e explicar sobrecarga a partir dele.
Sobrecarga de métodos nada mais é do que ter métodos (sejam eles construtores ou não) com o mesmo nome, mas recebendo diferentes
argumentos. Vamos aos exemplos práticos. A imagem abaixo mostra o nosso construtor padrão, que não
recebe nenhum argumento, vejam:
Conforme vimos no tópico sobre Construtores, esse método será chamado sempre que um objeto for criado e, nesse
instante inserirá os valores “Branca” e “FIAT” nas propriedades strCor e strMarca, respectivamente.
Agora vamos criar uma sobrecarga para esse método, prevendo uma situação onde nós queiramos informar, já no ato da
criação do objeto, qual é sua cor, ou seja, queremos que o objeto já “nasça” com a cor que especificarmos, sem a
necessidade de acionar algum método para alterar esse valor posteriormente. Nosso código agora ficará da seguinte
forma:
Vejam que criei um método com o mesmo nome, mas recebendo um argumento do tipo String. Isso quer dizer que quando chamarmos esse método construtor que recebe o
argumento cor, nosso objeto nascerá com a cor que for especificada e com a marca em branco, ou seja, a propriedade strMarca
receberá um valor vazio, da mesma forma que acontece quando não criamos um método construtor e o compilador o faz
automaticamente.
Vamos criar uma nova sobrecarga, agora recebendo também a marca do carro. Nosso código ficará da seguinte forma:
Agora temos um método que recebe, além da cor, também a marca que será inserida no ato da criação do nosso objeto do
tipo Carro. Isso é a sobrecarga de métodos. Percebam que é muito simples, mas os mais
atentos devem estar se perguntando: “ótimo, mas como o sistema saberá qual dos métodos deverá chamar, já que existirão
vários?”. Se você é um deles, parabéns, pois é uma excelente observação.
Vejam, a resposta é tão simples quanto o conceito de Sobrecarga. O sistema saberá qual método chamar de acordo com a
quantidade de argumentos que você estiver passando no momento da criação do objeto. Se
não passar nenhum argumento, ele chamará o construtor padrão. Se passar apenas um, ele chamará o método de primeira
sobrecarga (destacado em verde na imagem acima). Se passar dois, ele chamará o de segunda sobrecarga (azul). E assim
por diante. Vejam como o IntelliSense do Visual Studio nos ajuda nesse momento:
Colocando a seta para baixo, acessamos a segunda sugestão, conforme imagem abaixo:
E como terceira opção temos:
Dessa forma podemos saber quantas sobrecargas de métodos existem e como cada uma delas espera receber seus argumentos.
De acordo com os argumentos que forem passados é que o sistema chamará o método construtor
adequado.
Vale lembrar que fiz estes exemplos com um método construtor, mas você pode utilizar a sobrecarga em quaisquer métodos.
É isso!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Nintendo Wii
Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.