Ainda sobre funções de manipulação de tempo, é preciso falar sobre a clearInterval, que tem o papel de interromper o comando setInterval. Isso lhe dará ainda mais liberdade para explorar as funções desses comandos, pois você pode executar repetidamente uma função, mas depois de um tempo fazê-la parar. A forma de realizar isso é simples. É importante destacar que a função setInterval retorna sempre um valor inteiro, que é o ID da execução, ou seja, seu número único de identificação, da seguinte forma:

var id = setInterval("alert('Olá!')", 2000);

Dessa forma colocamos, na variável id, o valor identificador dessa função. Se você criar várias funções manipuladoras de tempo, cada uma terá um id diferente.

Então, para interrompermos a função, usaremos o clearInterval, da seguinte forma:

function parar()
{
clearInterval(id);
}

Basta chamarmos a função clearInterval e passarmos, como único argumento, a variável id, que recebeu, no início do nosso exemplo, o identificador da função que queremos interromper.

Vou criar um botão que chama essa função e outro que a interrompe, vejam como vai ficar o código:

<form id="form">
<input type="button" id="botao" value="Iniciar" onclick="iniciar();"/>

<input type="button" id="botao" value="Parar" onclick="parar();"/>
</form>

E nosso JavaScript completo ficará assim:

<script type="text/javascript">
var id;
function iniciar() {
id = setInterval("alert('Olá!')", 2000);
}

function parar() {
clearInterval(id);
}
</script>

Vou executar essa página:

ClearInterval JavaScript

Clicando no botão Iniciar, disparamos a função que exibe o alerta a cada 2 segundos:

ClearInterval JavaScript

Então, clico no botão Parar e a execução dessa função é interrompida imediatamente.

Isso é interessante, mas podemos abrir ainda mais o leque de possibilidades se conseguirmos definir um código que se desligue sem a interação do usuário, ou seja, que faça a interrupção automática de algum código já em execução. Isso é possível utilizando uma função que também já vimos, que é a setTimeout. Vejam que a alteração no código é bem pequena, mas funciona perfeitamente.

Nosso JavaScript agora ficará dessa forma:

Alterar imagem automaticamente - JavaScript

Dessa forma a mensagem será exibida 4 vezes, então antes da quinta execução, que aconteceria após 10 segundos, a função parar será automaticamente chamada e interromperá esse ciclo. Dessa forma podemos criar códigos que fazem auto execução quantas vezes quisermos.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.