O conceito de herança de regras é de fundamental importância para a criação de folhas de estilo. Ele é bem teórico, então se você está começando a estudar CSS, ainda não verá comandos ou definições de propriedades aqui, mas recomendo que leia tudo com atenção. Trata-se de um conceito bastante simples, mas importante, veja:

Alguns elementos HTML sempre contêm outros elementos dentro deles. Podemos pegar como exemplo o elemento principal, chamado <body>, que pode possuir elementos <p> dentro dele e estes podem conter elementos <i>, e assim por diante. Dessa forma, algumas regras aplicadas ao elemento <body> serão herdadas pelos elementos <p>, ou regras criadas para o elemento <p> serão herdadas pelos elementos <i>.

Para essa estrutura descrita, a tag <body>, seria chamada de elemento-pai e as tags <p> e <i> os elementos-filho.

Para entender como montar suas folhas de estilo é importante lembrar que a regra mais específica ou mais próxima do elemento em questão prevalecerá.

Se para as tags descritas acima criássemos as seguintes regras css:

body
{
color:brown;
}

i
{
color:red;
}

Agora criamos um documento HTML com a seguinte estrutura:

<head>
<link href="exemplo.css" rel="stylesheet" type="text/css" />
</head>
<body>
<p>
Esse texto faz parte de uma tag <p>, que não possui regra na folha de estilo, mas pelo fato dela estar contida no elemento <body>, ela aparecerá com o texto na cor marrom, pois herdará essa regra. Na verdade, todos os elementos contidos em <body> herdarão, a menos que exista uma regra específica para eles, como no trecho abaixo:

<i> Exemplo de texto contido na tag <i>, que possui uma regra específica alterando a cor do seu texto para vermelho </i>
</p>
</body>

A exibição desse arquivo seria:

Herança CSS

Percebam que o texto estava contido em um elemento <p> e não havia qualquer referência à sua cor no arquivo css, mas ainda assim ele foi exibido com cor marrom, já que seu elemento-pai, o <body>, possuía essa propriedade. Já o elemento <i>, apesar de também estar contido em <body>, tinha uma regra específica alterando sua cor para vermelho, portanto o navegador priorizou essa regra. Parece confuso, mas é um conceito bastante inteligente e que os navegadores obedecem. Sempre que um elemento não possuir regra específica, como no caso do elemento <p>, ele vai herdar as regras do elemento no qual estiver contido. É importante destacar que se existirem regras não conflitantes, um elemento, mesmo possuindo regras específicas, herda as outras regras do elemento-pai, por exemplo:

Se o elemento <body> do nosso exemplo possuísse uma propriedade alterando o tamanho de sua fonte para 24px, o texto contido em <i> também seria exibido com esse tamanho de fonte, pois embora exista uma regra para ele, ela não faz qualquer referência ao tamanho dos textos. Neste caso a cor do texto do elemento <i> seria vermelha, mas com tamanho 24px.

Então, finalizando, basta lembrar que os elementos-filho herdam as propriedades do elemento-pai, menos o que estiver explicitamente declarado em regras específicas.

Vale lembrar também que não são todas as propriedades que podem ser herdadas. Elementos de definição de fontes e textos, como tamanhos, cores, famílias de fontes, alinhamentos, recuos e espaçamento entre palavras, letras ou linhas poderão ser herdados por elementos-filho. Já elementos de margem, de definição de bordas ou backgrounds (falaremos sobre eles nos próximos tópicos) nunca serão herdados.

No tópico seguinte falarei sobre as cores.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.