Vou falar sobre uma função que pode não só trocar uma imagem automaticamente, mas executar
qualquer outra função JavaScript a partir de um tempo determinado por você.
Conhecendo a função setTimeout()
Essa poderosa função é capaz de executar qualquer outra função. Sua sintaxe é a seguinte:
Executo o navegador, clico no botão iniciar, que chama a função exibirMensagem e, 5 segundos após...
Muito bem, agora vamos ao exemplo da troca da imagem:
Acessando a página a imagem está assim:
Então clico em Iniciar e, após 100 milissegundos...
A imagem é trocada!
SetInterval
Mas, e se quiséssemos repetir o disparo dessa função alert (ou de qualquer outra) de
tempos em tempos? Fácil! Para isso existe outra função, chamada de setInterval. A sintaxe
é a mesma, mas o número especificado irá determinar, também em milissegundos, o tempo entre uma execução e outra.
Se executarmos esse código veremos que, a cada 5 segundos, a mensagem será exibida.
Essas foram duas funções bastante importantes para manipulação de tempo em JavaScript!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.