Criar tabelas em HTML pode parecer complicado à primeira vista, mas depois que se entende a estrutura básica das
tabelas, fica tudo muito simples.
A tag que determina o início de uma tabela é <table>
e seu par de
encerramento é </table>
No entanto, para criarmos as colunas e linhas existem outras tags que devem estar dentro da
tag <table> .
Para criar uma linha utilizamos <tr>
e para encerrá-la
</tr>.
As colunas são criadas com <td> e </td>.
Se quisermos, por
exemplo, criar uma tabela com 3 linhas e 2 colunas, nosso código ficará assim:
<table>
<tr><td>
Linha 1, Coluna 1 </td><td>
Linha 1, Coluna 2
</td></tr>
<tr><td>
Linha 2, Coluna 1 </td><td>
Linha 2, Coluna 2
</td></tr>
<tr><td>
Linha 3, Coluna 1 </td><td>
Linha 3, Coluna 2
</td></tr>
</table>
Isso geraria a seguinte página:
As tags <tr>
e </tr>
determinaram o início e o fim da linha da tabela, enquanto
a dupla <td> e </td>
ficaram responsáveis por cada célula da tabela.
Para delimitar claramente onde uma célula começa, podemos adicionar borda a nossa tabela, bastando inserir o parâmetro
border="1" na tag <table>,
da seguinte forma:
<table border="1">
<tr><td>
Linha 1, Coluna 1 </td><td>
Linha 1, Coluna 2
</td></tr>
<tr><td>
Linha 2, Coluna 1 </td><td>
Linha 2, Coluna 2
</td></tr>
<tr><td>
Linha 3, Coluna 1 </td><td>
Linha 3, Coluna 2
</td></tr>
</table>
Dessa forma fica mais claro distinguir uma célula de outra, bem como as linhas da tabela.
O valor definido na propriedade border determinará, em pixels, a espessura da borda da tabela. Segue um exemplo com
valor border=”10”:
Outro parâmetro interessante para ser usado nas tabelas é o rowspan, que pode unir linhas de uma mesma coluna, conforme a página abaixo:
Para criá-la utilizei o seguinte código:
<table border="2">
<tr><td rowspan="4">
Coluna 1, Célula 1 </td>
<td>
Coluna 2, Célula 1 </td>
</tr>
<tr>
<td>
Coluna 2, Célula 2 </td>
</tr>
<tr>
<td>
Coluna 2, Célula 3 </td>
</tr>
<tr>
<td>
Coluna 2, Célula 4 </td>
</tr>
</table>
Percebam que defini, no parâmetro rowspan, dentro da primeira coluna, a quantidade de linhas que gostaria de unir.
Então, nas linhas seguintes criei apenas uma coluna.
Bem, essas são as tags responsáveis pela criação de tabelas. Lembre-se que
<tr>
inicia uma linha e
<td>
uma célula.
É possível, inclusive, criar tabelas aninhadas, ou seja, uma tabela dentro de outra. É só verificar sua necessidade e
implementar o código.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.