Funções são sequências de comandos que processam dados visando encontrar um resultado, podendo exibi-lo, retornar seu valor para o código que chamou a função ou simplesmente armazená-lo para uso futuro.

A sintaxe de criação de funções em JavaScript é bastante simples. Vou dar um exemplo:

function nome_da_funcao()
{
//comandos...
}

A função também poderia receber algum argumento para ser processado dentro dela. Argumentos nada mais são do que valores já existentes no código fora do script e que precisam ser passados para ele, para que haja algum tipo de processamento. Nesse caso a sintaxe seria:

function nome_da_funcao(argumento)
{
//comandos...
}

Esse argumento poderia ser um único caractere, um texto ou um número A palavra contida dentro dos parênteses é como o script irá se referir a esse argumento. É o seu nome durante a execução do código, ou seja, seu identificador.

Caso queira passar mais de um argumento, basta separá-los por vírgulas, dessa forma:

function nome_da_funcao(argumento1, argumento2, argumento3)
{
//comandos...
}

Vamos a um exemplo bem simples para exibição de uma mensagem através de uma função.

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;
charset=utf-8" />

<title>Untitled Document</title>

<script type="text/javascript">
function exibeMensagem(mensagem) {
alert(mensagem);
}
</script>

</head>
<body onload="exibeMensagem('Seja Bem Vindo ao Contém Bits');">
</body>
</html>

O parâmetro onload fez a chamada para a função já no carregamento da página e, como é uma função que estava preparada para receber um argumento, foi preciso passar essa informação, que no caso foi a frase “Seja Bem Vindo ao Contém Bits”.

Repito que é importante ficar claro que o nome “mensagem”, definido entre parênteses na linha function, é a forma como a função irá se referir a esse parâmetro, ou seja, nesse exemplo, sempre que quisermos nos referir ao texto enviado ao script, devemos usar o identificador chamado de “mensagem”.

Executando esse código teremos:

Funções JavaScript

Aqui fizemos uma chamada automática, disparada pelo parâmetro onload, da tag body, à função exibeMensagem. No tópico seguinte vamos criar outra situação, onde uma função que vai calcular um determinado valor seja chamada quando um botão for clicado.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.