Funções são sequências de comandos que processam dados visando encontrar um resultado,
podendo exibi-lo, retornar seu valor para o código que chamou a função ou simplesmente armazená-lo para uso
futuro.
A sintaxe de criação de funções em JavaScript é bastante simples. Vou dar um exemplo:
function nome_da_funcao()
{
//comandos...
}
A função também poderia receber algum argumento para ser processado dentro dela. Argumentos nada mais são do que valores
já existentes no código fora do script e que precisam ser passados para ele, para que haja algum tipo de processamento.
Nesse caso a sintaxe seria:
function nome_da_funcao(argumento)
{
//comandos...
}
Esse argumento poderia ser um único caractere, um texto ou um número A palavra contida dentro dos parênteses é como o
script irá se referir a esse argumento. É o seu nome durante a execução do código, ou seja, seu identificador.
Caso queira passar mais de um argumento, basta separá-los por vírgulas, dessa forma:
function nome_da_funcao(argumento1, argumento2, argumento3)
{
//comandos...
}
Vamos a um exemplo bem simples para exibição de uma mensagem através de uma função.
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;
charset=utf-8" />
<title>Untitled Document</title>
<script type="text/javascript">
function exibeMensagem(mensagem) {
alert(mensagem);
}
</script>
</head>
<body onload="exibeMensagem('Seja Bem Vindo ao Contém Bits');">
</body>
</html>
O parâmetro onload fez a chamada para a função já no carregamento da página e, como é uma
função que estava preparada para receber um argumento, foi preciso passar essa informação, que no caso foi a frase
“Seja Bem Vindo ao Contém Bits”.
Repito que é importante ficar claro que o nome “mensagem”, definido entre parênteses na linha function, é a forma como a função irá se referir a esse parâmetro, ou seja, nesse exemplo, sempre que
quisermos nos referir ao texto enviado ao script, devemos usar o identificador chamado de “mensagem”.
Executando esse código teremos:
Aqui fizemos uma chamada automática, disparada pelo parâmetro onload, da tag body, à função exibeMensagem. No tópico seguinte vamos criar outra situação, onde uma função que vai calcular um determinado valor seja chamada quando um botão for clicado.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.