Se por qualquer razão você precisar ocultar linhas ou colunas no Excel, saiba que isso é possível e o procedimento é extremamente simples.
Vamos imaginar que tenhamos uma planilha que exiba um tipo de produto, sua descrição, seu preço de custo e o preço de venda, conforme ilustra a imagem abaixo:

 

 

Caso queiramos ocultar a coluna do Preço de Custo, devemos, como primeiro passo, selecioná-la:

 

 

Agora basta que cliquemos, dentro dela, ou seja, na seleção, com o botão direito do mouse, em seguida na opção Ocultar. Teremos o seguinte resultado:

 

 

Notem que a coluna de Preço de Custo, ou seja, a Coluna “C” não está sendo exibida. O mesmo procedimento poderia ter sido feito com uma linha qualquer.
Para voltar a exibir a coluna “C”, devemos selecionar as duas colunas entre as quais ela estava, no caso as colunas B e D, conforme a figura abaixo:

 

 

Agora basta clicar na seleção com o botão direito do mouse e, em seguida na opção Reexibir. Teremos novamente a coluna sendo mostrada.
Isso é bastante interessante se pensarmos em uma impressão, por exemplo, mas caso você queira enviar a planilha para alguém por email, facilmente o destinatário identificará que está faltando a coluna “C” e pode reexibí-la, acessando todos os preços de custos dos produtos. Isso pode ser facilmente evitado através de outra ferramenta interessante do Excel, que é a ferramenta Proteger Planilha.

Vou ocultar novamente a coluna “C”. Com isso feito vamos clicar na aba Revisão e em seguida em Proteger Planilha.
Surgirá uma tela como ilustra a imagem abaixo:

 


 

Aqui podemos proteger a planilha com senha, evitando que alguém execute qualquer função, EXCETO as que selecionarmos nos checkboxes desta janela. Vou deixar somente as duas primeiras opções selecionadas e cadastrar uma senha qualquer.
Após pressionar o botão OK o sistema retorna para o Excel e aparentemente tudo está do mesmo jeito, no entanto vou tentar reexibir a coluna “C”, que está oculta. Vejam o que acontece:

 

 

Conforme ilustra a imagem acima, a opção Reexibir está presente, mas não está habilitada, pois a planilha está protegida contra edições. Se eu tentar alterar o conteúdo de qualquer célula também serei impedido, vejam:

 

 

Agora a planilha está totalmente protegida contra edição.


Outras dicas de Excel


Adicionando comentários às células

Adicionando imagem de fundo

Autosoma

Configurando a direção do cursor

Conhecendo a função Completar

Girando textos

Inserindo data e hora auto atualizáveis em uma célula

Inserindo data e hora automaticamente através do teclado

Inserindo hiperlinks

Ocultando linhas ou colunas e protegendo planilha contra reexibição destas

Ocultando Planilhas

Protegendo a planilha com senha

Trabalhando com expoentes

Utilizando os parênteses nas equações para provocar precedência

Você Sabia?

Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.