Se por qualquer razão você precisar ocultar linhas ou colunas no Excel, saiba que isso é possível e o procedimento é extremamente simples.
Vamos imaginar que tenhamos uma planilha que exiba um tipo de produto, sua descrição, seu preço de custo e o preço de venda, conforme ilustra a imagem abaixo:
Caso queiramos ocultar a coluna do Preço de Custo, devemos, como primeiro passo, selecioná-la:
Agora basta que cliquemos, dentro dela, ou seja, na seleção, com o botão direito do mouse, em seguida na opção Ocultar. Teremos o seguinte resultado:
Notem que a coluna de Preço de Custo, ou seja, a Coluna “C” não está sendo exibida. O mesmo procedimento poderia ter sido feito com uma linha qualquer.
Para voltar a exibir a coluna “C”, devemos selecionar as duas colunas entre as quais ela estava, no caso as colunas B e D, conforme a figura abaixo:
Agora basta clicar na seleção com o botão direito do mouse e, em seguida na opção Reexibir. Teremos novamente a coluna sendo mostrada.
Isso é bastante interessante se pensarmos em uma impressão, por exemplo, mas caso você queira enviar a planilha para alguém por email, facilmente o destinatário identificará que está faltando a coluna “C” e pode reexibí-la, acessando todos os preços de custos dos produtos. Isso pode ser facilmente evitado através de outra ferramenta interessante do Excel, que é a ferramenta Proteger Planilha.
Vou ocultar novamente a coluna “C”. Com isso feito vamos clicar na aba Revisão e em seguida em Proteger Planilha.
Surgirá uma tela como ilustra a imagem abaixo:
Aqui podemos proteger a planilha com senha, evitando que alguém execute qualquer função, EXCETO as que selecionarmos nos checkboxes desta janela. Vou deixar somente as duas primeiras opções selecionadas e cadastrar uma senha qualquer.
Após pressionar o botão OK o sistema retorna para o Excel e aparentemente tudo está do mesmo jeito, no entanto vou tentar reexibir a coluna “C”, que está oculta. Vejam o que acontece:
Conforme ilustra a imagem acima, a opção Reexibir está presente, mas não está habilitada, pois a planilha está protegida contra edições. Se eu tentar alterar o conteúdo de qualquer célula também serei impedido, vejam:
Agora a planilha está totalmente protegida contra edição.
Outras dicas de Excel
Adicionando comentários às células
Adicionando imagem de fundo
Autosoma
Configurando a direção do cursor
Conhecendo a função Completar
Girando textos
Inserindo data e hora auto atualizáveis em uma célula
Inserindo data e hora automaticamente através do teclado
Inserindo hiperlinks
Ocultando linhas ou colunas e protegendo planilha contra reexibição destas
Ocultando Planilhas
Protegendo a planilha com senha
Trabalhando com expoentes
Utilizando os parênteses nas equações para provocar precedência
Você Sabia?
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Senhas
Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Recorde de patentes
A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.