Caso você necessite apenas da estrutura da base de dados (somente as tabelas, mas sem os dados), existe um parâmetro que permite realizar o dump desta forma.

mysqldump -u root -proot -h localhost --databases teste –no-data > backupsql.sql

O acréscimo do parâmetro “no-data” no comando acima permite salvar toda a estrutura da base de dados “teste”, mas sem os dados contidos em suas tabelas.

Observação importante: você não precisa digitar sua senha na linha de comando, caso não queira revela-la para alguém que pode estar perto. Digitando somente o parâmetro -p, sem estar seguido pela senha, o comando será aceito e a senha será solicitada em seguida, em um campo oculto.


Outras dicas de MySQL


Adicionando colunas a uma tabela já existente

Alterando colunas de uma tabela já existente

Como salvar consulta do MySQL em CSV

Criando uma tabela a partir de outra já existente

Criando usuários e atribuindo permissões

Criptografando dados no MySQL

Descobrindo o tamanho em Mb da sua base de dados

Duplicando uma base de dados (backup da base de dados)

Duplicando uma tabela

Encontrando registros duplicados

Exibindo dados em formato de formulário

Exibindo permissões

Exibindo usuários

Gerando um dump de todas as bases de dados

Gerando um dump de uma base de dados específica

Gerando um dump de uma tabela específica

Gerando um dump somente da base de dados

Identificando e contando registros duplicados

Lendo dados criptografados no MySQL com C#

Removendo colunas a uma tabela já existente

Removendo permissões

Removendo registros duplicados e deixando somente o mais antigo

Removendo registros duplicados e deixando somente o mais recente

Renomeando uma tabela

Restaurando um dump

Retornando apenas os primeiros caracteres do campo – Função Left

Retornando apenas os últimos caracteres do campo – Função Right

Selecionando apenas parte de um campo

Selecionando X registros randômicos de uma tabela

Zerando um campo auto incremento

Você Sabia?

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.