Conforme vimos no primeiro tópico, um programa é um conjunto de instruções. Essas instruções, conforme
também já
conversamos, devem seguir uma sequência lógica, já que evidentemente não bastaríamos dar ordens, ainda
que corretas, mas
em ordem aleatória. Dessa forma o programa não funcionaria corretamente. Para que consigamos fazer uma
eficiente
sequência de instruções, devemos, antes de tudo, planejá-la. É nesse planejamento que entra o algoritmo.
Podemos definir o algoritmo como sendo o planejamento dessas instruções que irão compor o código do
programa. É como se
fosse uma matriz, uma “receita”, que permitirá que o programa seja corretamente criado, com instruções
perfeitamente
ordenadas. Um algoritmo deve conter absolutamente todas as instruções para a execução de determinada
tarefa, sendo
sempre o mais detalhado e explícito possível. O exemplo clássico de algoritmo é um manual de instruções.
Sim, isso pode
ser considerado um algoritmo. Vejam as ilustrações abaixo, que foram retiradas do manual de instruções
de instalação de
um Home Theater da LG.
Essa sequência ordenada de passos pode ser considerada um exemplo de algoritmo. Neste caso, o objetivo a ser atingido é a instalação correta da caixa acústica.
Vejam outro exemplo, ainda mais simples. Pensemos agora em um algoritmo para comermos as famosas
pastilhas de
chocolate “Confeti”, da Lacta.
O algoritmo seria algo como:
1- Pegue a embalagem de pastilhas.
2- Abra-a.
3- Pegue uma pastilha.
4- Coloque-a na boca.
5- Mastigue-a
6- Engula-a.
7- Repita o procedimento até que as pastilhas acabem.
8- Jogue a embalagem vazia no lixo.
Aqui ficou muito claro o papel de um algoritmo. Ele deve apenas descrever, detalhadamente, cada etapa do
processo, até
que o objetivo tenha sido alcançado.
Para encerrar, vou destacar duas observações:
1- Algoritmos devem ter um número finito de instruções.
2- As instruções devem ser curtas. O ideal é que cada um delas seja responsável por somente uma operação
dentro do
programa.
É isso.
No tópico seguinte falarei sobre variáveis.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Nintendo Wii
Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.










