Agora vou falar de mais um recurso interessante e importante do C#. Trata-se das filas. Para entendê-las é muito simples. Basta que imaginemos uma fila de banco. Quando chegamos, entramos no final dela e esperamos até que todos que chegaram primeiro sejam atendidos, correto? O primeiro a chegar é o primeiro a sair. Em C# o princípio é o mesmo e podemos facilmente criar uma estrutura para armazenamento de informações que obedeça esta regra. Isto é possível através do comando Queue. Vejam:

Filas - C#

Como ficou claro no código acima, criei uma lista com cinco elementos e um foreach para imprimi-la. Vejamos a saída no Console:

Filas - C#

Até aqui tudo se parece com uma lista comum, mas as diferenças começam agora. Caso queiramos visualizar o primeiro elemento da fila, podemos utilizar o comando Peek, da seguinte forma:

Filas - C#

Vamos executar o código para ver o comando Peek em ação:

Filas - C#

Muito bem, o código nos retornou o primeiro cliente da fila, que é o primeiro que foi adicionado, ou seja, o primeiro que chegou.

Removendo um elemento da fila

Para removermos um elemento de uma fila, devemos fazer uso do comando Dequeue, conforme ilustra a imagem abaixo:

Filas - C#

Notem que neste código eu chamo duas vezes o método Peek(). Uma delas acontece antes do Dequeue() e outra depois. Vejam a diferença no Console:

Filas - C#

Inicialmente a nossa fila tinha como primeiro elemento a string “Primeiro Cliente”, mas depois do método Dequeue() ser chamado passou a ser a string “Segundo Cliente”. O primeiro elemento foi removido, ou seja, desinfileirado pelo Dequeue e o segundo passou a ocupar seu lugar, ou seja, a ser o primeiro elemento da fila.

Contando os elementos de uma fila

Outro método importante é o Count, que nos permite contar quantos elementos existem em uma fila. Sua sintaxe é bastante simples, vejam:

Filas - C#

Basta definirmos uma variável do tipo int para receber o retorno do método. Vamos ver o valor dessa variável ‘contador’ no Console:

Filas - C#

Nossa fila possui 5 elementos.

Removendo todos os itens de uma fila

Para limparmos por completo uma fila, removendo todos os seus elementos, o comando a ser utilizado é o Clear(). Vejam o exemplo abaixo:

Filas - C#

Imprimindo a lista após o comando Clear(), teremos:

Filas - C#

Vejam que nada foi impresso, pois nossa fila ficou sem qualquer elemento após o Clear().

Essas foram as principais funções que separei para comentar sobre este importante conceito. Ele tem inúmeras possibilidades de uso, mas se você pretende trabalhar com o desenvolvimento de jogos, acredite, vai usá-lo exaustivamente!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.