Agora vou falar de mais um recurso interessante e importante do C#. Trata-se das filas. Para entendê-las é muito simples. Basta que imaginemos uma fila de banco. Quando chegamos, entramos no final dela e esperamos até que todos que chegaram primeiro sejam atendidos, correto? O primeiro a chegar é o primeiro a sair. Em C# o princípio é o mesmo e podemos facilmente criar uma estrutura para armazenamento de informações que obedeça esta regra. Isto é possível através do comando Queue. Vejam:

Filas - C#

Como ficou claro no código acima, criei uma lista com cinco elementos e um foreach para imprimi-la. Vejamos a saída no Console:

Filas - C#

Até aqui tudo se parece com uma lista comum, mas as diferenças começam agora. Caso queiramos visualizar o primeiro elemento da fila, podemos utilizar o comando Peek, da seguinte forma:

Filas - C#

Vamos executar o código para ver o comando Peek em ação:

Filas - C#

Muito bem, o código nos retornou o primeiro cliente da fila, que é o primeiro que foi adicionado, ou seja, o primeiro que chegou.

Removendo um elemento da fila

Para removermos um elemento de uma fila, devemos fazer uso do comando Dequeue, conforme ilustra a imagem abaixo:

Filas - C#

Notem que neste código eu chamo duas vezes o método Peek(). Uma delas acontece antes do Dequeue() e outra depois. Vejam a diferença no Console:

Filas - C#

Inicialmente a nossa fila tinha como primeiro elemento a string “Primeiro Cliente”, mas depois do método Dequeue() ser chamado passou a ser a string “Segundo Cliente”. O primeiro elemento foi removido, ou seja, desinfileirado pelo Dequeue e o segundo passou a ocupar seu lugar, ou seja, a ser o primeiro elemento da fila.

Contando os elementos de uma fila

Outro método importante é o Count, que nos permite contar quantos elementos existem em uma fila. Sua sintaxe é bastante simples, vejam:

Filas - C#

Basta definirmos uma variável do tipo int para receber o retorno do método. Vamos ver o valor dessa variável ‘contador’ no Console:

Filas - C#

Nossa fila possui 5 elementos.

Removendo todos os itens de uma fila

Para limparmos por completo uma fila, removendo todos os seus elementos, o comando a ser utilizado é o Clear(). Vejam o exemplo abaixo:

Filas - C#

Imprimindo a lista após o comando Clear(), teremos:

Filas - C#

Vejam que nada foi impresso, pois nossa fila ficou sem qualquer elemento após o Clear().

Essas foram as principais funções que separei para comentar sobre este importante conceito. Ele tem inúmeras possibilidades de uso, mas se você pretende trabalhar com o desenvolvimento de jogos, acredite, vai usá-lo exaustivamente!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.