O conceito de herança é um dos mais importantes da programação orientada a objetos. Ele permite que se estenda as classes, gerando herdeiras, que são chamadas de classes-filha ou subclasses.
Vejam a ilustração abaixo, onde temos uma classe chamada Pessoa, uma Aluno e uma Professor.
As classes Aluno e Professor são herdeiras de Pessoa, portanto, nesta ilustração a classe Pessoa é chamada de Superclasse ou classe-pai. As classes Aluno e Professor são chamadas de Subclasses ou classes-filha.
Notem que todo aluno e professor também são pessoas, mas nem todas as pessoas são alunos ou professores. Neste exemplo, as classes "Aluno" e "Professor", por serem herdeiras de "Pessoa", também terão "nome", "idade", "e-mail" e "sexo", que são os atributos da superclasse, mas além disso terão outros atributos específicos deles. É exatamente para que não tenhamos que inserir esses atributos comuns em todas as classes, o que geraria repetição de código, que existe a herança. Com ela podemos definir as classes Pessoa e Professor como herdeiras da classe Pessoa, ou seja, como subclasses da superclasse Pessoa. O triângulo ligando a classe Pessoa às outras duas indicam exatamente isso.
Aplicando o modelo da ilustração acima, Aluno será herdeiro de Pessoa, portanto terá nome, idade, e-mail e sexo, mas também terá nro_matricula e curso como atributos. Já Professor terá nome, idade, e-mail e sexo, mas também disciplina e salario. A mesma lógica vale para os métodos.Tanto Professor quanto Aluno terão o método exibeDados, mas Aluno também terá atualizaCurso e apagaMatricula. Já Professor terá o método exibeDados, mas também terá o cadastraAluno.
Vejam que com a herança é possível tornar tudo bastante organizado e com uma enorme reutilização de código das classes, ou seja, o processo de programação fica mais ágil. Vejamos como seria isso na prática. Vamos criar a classe "Pessoa" utilizando o C#.
Agora criarei a classe "Aluno", fazendo-a herdar as características da classe "Pessoa":
Vamos ver na prática isso funcionando. Vou tentar acessar o método exibeDados, presente na classe "Pessoa", mas a partir de um objeto do tipo "Aluno".
Aí está o método exibeDados disponível para uso! Ou seja, de fato a classe "Aluno" herdou as características da classe "Pessoa", já que pode usar os métodos disponíveis apenas nela. Percebam que eu posso manipular todos os atributos da classe "Pessoa" a partir da classe "Aluno". Isso, através da herança, foi possível sem a necessidade de repetir tais argumentos no código. Conforme citei no início deste tópico, é o reaproveitamento de código voltado para as classes. Simples, mas muito útil!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Mortal Kombat - O Filme

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.
PC com barulho?

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Mouse

O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
PDP-1

O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.
Muitos aplicativos

Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Tetris

Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.










