Se começarmos a folhear um dicionário veremos que existe um padrão em todos os verbetes presentes nele. Teremos sempre uma palavra e um significado associado, correto? Pois bem, com os dicionários em C# acontece exatamente a mesma coisa. Os dicionários podem ser vistos como listas que armazenam pares de valores. Esses valores são identificados através de uma chave, portanto o par é sempre formado por chave e definição. Caso você precise criar pequenas definições ou valores que deverão ser acessados várias vezes dentro do código, como dados inseridos pelo próprio usuário, pode fazer uso dos dicionários. A criação de um dicionário é muito simples e o seu comando é:
Dictionary <Tkey, Tvalue>
nomeDicionario = new Dictionary <Tkey, Tvalue>
Onde Tkey é o tipo de dado usado para a chave do dicionário e Tvalue é o tipo do valor que será associado a essa chave. Ilustrando seria:

Colocarei um exemplo completo abaixo, vejam:

Aqui criei um dicionário para armazenar valores do tipo String e com chaves desse mesmo tipo.
Para acessar os valores armazenados basta que saibamos a chave, pois o comando é bastante simples. Vou demonstrar abaixo já fazendo uma impressão do mesmo no Console.

A execução desse código seria:

Como foi possível observar, o programa buscou no dicionário a chave “Cidade” e imprimiu seu valor associado.
Procurando chaves em um dicionário
Existe um comando muito interessante, que nos permite buscar por chaves dentro de um dicionário. Isso pode ser importante, pois, se você solicitar uma chave inexistente, um erro será gerado. Esse comando é o ContainsKey. Ele retorna um valor booleano, que é true quando a chave existe, e false em caso contrário.
Podemos usá-lo da seguinte forma:
bool verificaChave = dicionario.ContainsKey("Estado");
Ou também podemos incorporá-lo a um comando if e fazer a impressão somente se o valor existir, evitando assim que erros sejam gerados pela ausência da chave.

Não por acaso eu criei uma chave chamada “Descricao” e vinculei a ela um valor bem longo, para demonstrar que isso é possível com os dicionários. Vejam a saída:

Removendo itens de um Dicionário
Bem, agora que já vimos como adicionar itens a um dicionário, vamos ver como removê-los. É muito simples, vejam o comando abaixo:
dicionario.Remove("Usuario")
Com esse simples comando podemos remover um par (chave/valor) do dicionário bastando que saibamos a chave. O interessante é que esse comando também nos retorna um booleano, portanto é possível associarmos o Remove com uma verificação e até exibir essa confirmação ao usuário, vejam o exemplo abaixo:

Exibindo todas as chaves de um dicionário
Caso queira exibir todas as chaves de um dicionário, o parâmetro nomedicionario.Keys deve ser usado. É bastante simples, vejam o exemplo abaixo:

O código acima geraria a seguinte saída:

Poderíamos também querer trabalhar apenas com os valores dos dicionários, então o comando teria uma pequena diferença em relação ao anterior, ficando da seguinte forma:

Agora a saída será:

Assim como acontece com as listas, nos dicionários você consegue manipular os dados de praticamente todas as maneiras que imaginar. Existem métodos para contar quantos pares (chave/valor) o dicionário possui, que é o comando Count, podemos ordenar os pares de forma ascendente ou descendente com o OrderBy, podemos inverter com o Reverse, descobrir a posição de um par com o Where, e, por último mas não menos importante, vale lembrar que é possível armazenar objetos (instâncias de classes) em dicionários. Como vocês puderam notar, praticamente o céu é o limite para o armazenamento de dados em dicionários. Outra ponto positivo interessante é que o acesso aos dicionários é feito de forma muito mais rápida do que em um banco de dados, então caso precise armazenar temporariamente alguns valores, ele passa a ser uma boa sugestão.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Space Invaders
O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.
Final Fantasy
O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.