Os RadioButtons são bastante úteis para quando se precisa oferecer algumas opções ao usuário, mas queremos limitar a escolha a uma única opção. É comum encontrá-los em formulários para a seleção de sexo, por exemplo. Vamos inserir dois RadioButtons com essa função em nosso projeto. Na aba Form1.cs[Design], arraste dois deles para o Form.

Vamos alterar a propriedade Text de cada um deles, como fizemos com o componente Button no tópico anterior, deixando o radioButton1 com texto Masculino e o radioButton2 com Feminino.

Agora vamos integrar o pequeno código que já fizemos para o botão chamado de "Botao1" com os radioButtons recentemente inseridos. Clicando duas vezes no botão “Exibir Mensagem” acessaremos o código C# dele. Neste código vamos criar uma variável string chamada "Mensagem" e fazê-la exibir um texto de acordo com o RadioButton selecionado. Nosso código ficará assim:

Observação importante!

Só comentando este pequeno código e fazendo uma breve revisão de lógica, o que ele faz é um teste para verificar se o primeiro RadioButton está selecionado. Se estiver, a variável "Mensagem" recebe o texto “O usuário é do sexo Masculino”. Caso o segundo RadioButton esteja selecionado, o texto a ser inserido na variável "Mensagem" é “O usuário é do sexo Feminino”. Por fim, caso nenhum dos dois esteja selecionado, o texto será de “Nenhum RadioButton foi selecionado”.
As propriedades, tanto dos RadioButtons quanto de praticamente todos os componentes do Visual C# são muitas e não vou falar sobre todas, mas algumas realmente merecem ser citadas. Vamos e elas:
Propriedade Checked:

Essa propriedade aceita os valores "True" ou "False". Ela determina se na abertura do programa o RadioButton já terá sua opção selecionada por padrão. Isso é importante para várias situações. Você pode querer, por exemplo, que o RadioButton de maior probabilidade do usuário escolher esteja sempre selecionado na abertura do formulário do programa, então o escolhe e define seu valor como Checked = True.
Propriedade Enabled:

O Enabled também aceita os valores "True" ou "False". Definindo-o como "False" o botão RadioButton aparecerá no formulário do programa, mas não estará disponível para que o usuário o selecione. Essa função é bastante utilizada como "False" quando necessitamos que algum campo seja preenchido primeiro, obrigatoriamente, para depois o usuário ter acesso aos RadioButtons. Então, após o preenchimento deste campo obrigatório, o RadioButton é liberado. Veremos isso em funcionamenteo mais adiante, não se preocupe agora.
Propriedade Visible:

Como o próprio nome já sugere, essa propriedade determina se um RadioButton estará visível para o usuário ou não. Se definido com o valor "False", ele não aparecerá no formulário para que o usuário o veja. O motivo de esconder um RadioButton é semelhante ao de deixá-lo desabilitado, ou seja, podemos querer que ele apareça na tela somente após determinada interação do usuário. Se essa interação acontecer, alteraremos dinamicamente o valor da propriedade Visible para "True". Veremos como fazer isso em breve.
Essas foram as propriedades básicas dos RadioButtons. Na sequência veremos o CheckBox.
HARDWARE
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O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
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O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
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O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.
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O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.
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Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
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Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
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Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
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