Se você entendeu o conceito de filas, não terá qualquer dificuldade para entender as pilhas. Aqui vamos imaginar uma pilha de cartas de baralho, ok? Se formos adicionando cartas uma em cima da outra, teremos uma pilha. No entanto, se em determinado momento quisermos começar a retirar as cartas, uma a uma, a última carta colocada será a primeira a ser retirada. Este é o conceito de pilha! Enquanto nas filas o primeiro elemento a chegar era o primeiro a sair, nas pilhas o primeiro elemento a chegar é o último a sair, pois todos os outros estarão em cima dele e precisarão ser retirados primeiro.
Para criarmos essa estrutura em C#, utilizamos o comando Stack, vejam:

O foreach, no final do código, é para realizar a impressão da pilha. Vejamos como ela está:

Percebam que o último elemento a ser adicionado é o primeiro a aparecer, ou seja, o
primeiro que sairá da pilha caso retiremos algum elemento. Essa é a grande diferença entre fila e pilha.
Exibindo o primeiro elemento da pilha
Para exibir o primeiro elemento de uma pilha o método a ser chamado é o mesmo do utilizado nas filas, o Peek.

Executando, teremos:

Removendo um elemento da pilha
O comando que remove elementos de uma pilha é o Pop. Vejam um exemplo de sua utilização
abaixo:

Inseri dois foreach, um antes da remoção e outro logo em seguida, para demonstrar, no Console, a alteração na pilha. Vejamos como ficou:

Notem que a primeira carta, que foi a última a ser inserida, foi removida.
Contando elementos de uma pilha
Assim como numa fila, aqui também temos o método Count, que nos retorna um inteiro com o
número de elementos presentes na pilha.

Executando o código, teremos:

Aí está nossa variável contendo o número de elementos presentes na pilha.
Excluindo todos os elementos da pilha
Para limparmos toda a pilha, deixando-a sem qualquer elemento, devemos utilizar o método Clear(), exatamente como fizemos na fila.

Com o foreach do final do código, vamos tentar exibir a pilha:

Está vazia, ou seja, os elemento foram corretamente removidos.
Bem, estas foram as funções que separei sobre pilhas. Assim como as filas, são muito utilizadas em jogos, mas seu uso
é totalmente genérico. Seguramente você as usará em breve!
Com pilhas eu encerrei essa parte básica sobre C#. Alguns dos tópicos explicados até poderiam ter sido feitos
utilizando a interface gráfica no lugar do Console, mas isso poderia dispersar sua atenção. A partir do próximo tópico
já utilizarei a interface gráfica, ou seja, os famosos Windows Forms, com botões, menus,
radiobuttons, checkbox, imagens, enfim, não mais teremos esta tela preta do Console nos exemplos! Teremos um minicurso
mais bonito e interessante, pois teremos a aparência de uma aplicação real. Se você acompanhou tudo até aqui e
absorveu boa parte do que foi explicado, ótimo! Saiba que a parte mais entediante já passou!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Ultima Online
Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Final Fantasy
O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
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