Assim como as funções include e require, a include_once, quando não encontra o arquivo a ser inserido, gera um alerta, ou seja, um warning, enquanto a require_once gera um erro fatal, interrompendo a execução. No entanto o que difere include_once e require_once de suas parentes são o fato de que elas permitem a inclusão de apenas um arquivo por página, por exemplo:
Se você utilizou o comando requide_once(“config.php”) em sua página e tenta executá-lo novamente, ou seja, efetuar a inclusão da página config.php novamente, a função não completará a operação e retornará o valor booleano false. Para códigos pequenos é fácil administrar essas inclusões, mas para arquivos grandes estas duas funções podem ser muito úteis.
Outras dicas de PHP
Apagando variáveis de sessão
array_reverse - Invertendo um vetor
array_search - Procurando um item em um array
Capturando a extensão de um arquivo
Capturando dados de um checkbox
Casts - Convertendo tipos de dados
ceil - Arredondando números reais para cima
checkdate - Validando datas no código PHP
Como desabilitar checkbox
Como desabilitar um radiobutton
Como permitir somente o upload de imagens
Como remover espaços em branco de uma string
Como validar o upload de um arquivo via POST
Convertendo caracteres com acento para maiúsculo com mb_strtoupper
Corrigindo a formatação da página para exibir acentos
Corrigindo o erro 'invalid byte sequence for encoding' ao acessar o Postgres
Criando e lendo um cookie em PHP
Criando variáveis de sessão
Date - Exibindo horário em formato hh:mm:ss
define - Criando constantes
Desabilitando as mensagens de Deprecated Functions
empty - Verificando se variável está vazia
Entendendo as diferenças entre os comandos include e require
Entendendo as diferenças entre os comandos include_once e require_once
Exibindo uma imagem após o post
floor - Arredondando números reais para baixo
gettype - Obtendo o tipo de dado de uma variável
Impedindo SQL Injection
Imprimindo Arrays
join - Convertendo um array em string
max - Encontrando o maior elemento de um vetor
min - Encontrando o menor elemento de um vetor
mt_rand - Gerando números randômicos
number_format - Formatando números
Operador ternário
Passando caracteres especiais por GET
Passando dados por QueryString
Permitindo o upload somente de arquivos PDF e do Word
Redirecionando para outras páginas
Removendo acentos em PHP
Removendo cookies em PHP
Retornando para a página anterior
Round - Arredondando números float
Rsort - Ordenando os itens de um vetor em ordem alfabética decrescente
session_write_close - gravando dados e fechando a sessão
shuffle - Embaralhando elementos de um array
Sizeof - Contando os elementos de um vetor
Sort - Ordenando os itens de um vetor
strtolower - Deixando todos os caracteres em minúsculo
strtoupper - Deixando todos os caracteres em maiúsculo
str_replace - Substituindo caracteres em uma string
Trabalhando com datas em PHP
ucfirst - Deixando o primeiro caractere sempre maiúsculo
ucwords - Deixando o primeiro caractere de cada palavra maiúsculo
unset - Excluindo variáveis
unset - Removendo elementos de um array
var_dump - Analisando as variáveis
Você Sabia?
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Ábaco
O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.