Existem diversas situações, especialmente campos do tipo texto ou de grandes sequências de caracteres, em que pode ser interessante resgatar apenas parte da informação. Isso é possível através do comando Substring. Vejam um exemplo:

"SELECT codigo, editora, autor, SUBSTRING(titulo FROM 1 FOR 60) AS titulo

O comando acima exibiria as colunas codigo, editora, autor e apenas os primeiros 60 caracteres da coluna titulo. Você poderia selecionar um trecho intermediário, bastando alterar o primeiro número após o parâmetro FROM, por exemplo:

"SELECT codigo, editora, autor, SUBSTRING(titulo FROM 20 FOR 50) AS titulo

Agora o comando acima selecionará e exibirá, na coluna titulo, apenas o trecho entre os caracteres 20 e 50. É simples!


Outras dicas de MySQL


Adicionando colunas a uma tabela já existente

Alterando colunas de uma tabela já existente

Como salvar consulta do MySQL em CSV

Criando uma tabela a partir de outra já existente

Criando usuários e atribuindo permissões

Criptografando dados no MySQL

Descobrindo o tamanho em Mb da sua base de dados

Duplicando uma base de dados (backup da base de dados)

Duplicando uma tabela

Encontrando registros duplicados

Exibindo dados em formato de formulário

Exibindo permissões

Exibindo usuários

Gerando um dump de todas as bases de dados

Gerando um dump de uma base de dados específica

Gerando um dump de uma tabela específica

Gerando um dump somente da base de dados

Identificando e contando registros duplicados

Lendo dados criptografados no MySQL com C#

Removendo colunas a uma tabela já existente

Removendo permissões

Removendo registros duplicados e deixando somente o mais antigo

Removendo registros duplicados e deixando somente o mais recente

Renomeando uma tabela

Restaurando um dump

Retornando apenas os primeiros caracteres do campo – Função Left

Retornando apenas os últimos caracteres do campo – Função Right

Selecionando apenas parte de um campo

Selecionando X registros randômicos de uma tabela

Zerando um campo auto incremento

Você Sabia?

Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.