Caso você nunca tenha trabalhado com eles, os métodos Setters e Getters servem para alterar os atributos das classes com facilidade. Imaginemos a seguinte classe:

 

Criando métodos setters e getters

 

Temos uma classe chamada Carro e com uma única propriedade, que é a marca. Agora vou colocar um pequeno exemplo de como inserir e ler os valores dessa propriedade, fazendo uso dos dois métodos:

 

Criando métodos setters e getters

 

Agora vejam como ficaria este mesmo código utilizando os métodos setters e getters, começando pelo código da classe Carro:

 

Criando métodos setters e getters

 

Claro que com a remoção dos métodos setMarca e getMarca, a chamada a partir do programa principal também será alterada, ficando da seguinte forma:

 

Criando métodos setters e getters

 

Vejam que os atributos da classe são tratados como se fossem variáveis internas do programa principal. Outra dica interessante é que você pode, no Visual Studio ou Visual C#, criar a estrutura destes métodos automaticamente. Basta digitar o comando “propfull” dentro da classe, em seguida pressionar a tecla “Tab” duas vezes, conforme a imagem abaixo ilustra. O IntelliSense do Visual Studio o auxiliará.

 

Criando métodos setters e getters

 

O código gerado automaticamente será:

 

Criando métodos setters e getters

Usando os setters e getters o seu código ficará padronizado e organizado e, com o atalho “propfull” você ganhará muito tempo.


Outras dicas de C#


Adicionando colunas a um dataset

Capturando a linha clicada em um Gridview

Chamando função C# a partir do Javascript

Como chamar função "alert" a partir do C#

Criando rapidamente os métodos Setters e Getters

Deixando o Visual Studio 2010 em Português

Entendendo o operador ternário

Enviando e-mails com C#

Invertendo uma string

Percorrendo as linhas de um DataSet

Percorrendo todos os textboxes do formulário - Windows Application

Permitindo que o usuário altere cores dos componentes

Posicionando o cursor no início de um Stream

Redirecionando para a parent window

Removendo acentos de string

Removendo todas as tags HTML de um texto

Simulando um clique em um elemento através de jQuery

Trabalhando com o método String.Format

Verificando se um número é par ou ímpar

Verificando se uma conexão está aberta

Verificando se uma variável string é nula ou vazia

Verificando se uma variável string é nula, vazia ou composta somente por espaços

Você Sabia?

A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.