Caso você nunca tenha trabalhado com eles, os métodos Setters e Getters servem para alterar os atributos das classes com facilidade. Imaginemos a seguinte classe:

 

Criando métodos setters e getters

 

Temos uma classe chamada Carro e com uma única propriedade, que é a marca. Agora vou colocar um pequeno exemplo de como inserir e ler os valores dessa propriedade, fazendo uso dos dois métodos:

 

Criando métodos setters e getters

 

Agora vejam como ficaria este mesmo código utilizando os métodos setters e getters, começando pelo código da classe Carro:

 

Criando métodos setters e getters

 

Claro que com a remoção dos métodos setMarca e getMarca, a chamada a partir do programa principal também será alterada, ficando da seguinte forma:

 

Criando métodos setters e getters

 

Vejam que os atributos da classe são tratados como se fossem variáveis internas do programa principal. Outra dica interessante é que você pode, no Visual Studio ou Visual C#, criar a estrutura destes métodos automaticamente. Basta digitar o comando “propfull” dentro da classe, em seguida pressionar a tecla “Tab” duas vezes, conforme a imagem abaixo ilustra. O IntelliSense do Visual Studio o auxiliará.

 

Criando métodos setters e getters

 

O código gerado automaticamente será:

 

Criando métodos setters e getters

Usando os setters e getters o seu código ficará padronizado e organizado e, com o atalho “propfull” você ganhará muito tempo.


Outras dicas de C#


Adicionando colunas a um dataset

Capturando a linha clicada em um Gridview

Chamando função C# a partir do Javascript

Como chamar função "alert" a partir do C#

Criando rapidamente os métodos Setters e Getters

Deixando o Visual Studio 2010 em Português

Entendendo o operador ternário

Enviando e-mails com C#

Invertendo uma string

Percorrendo as linhas de um DataSet

Percorrendo todos os textboxes do formulário - Windows Application

Permitindo que o usuário altere cores dos componentes

Posicionando o cursor no início de um Stream

Redirecionando para a parent window

Removendo acentos de string

Removendo todas as tags HTML de um texto

Simulando um clique em um elemento através de jQuery

Trabalhando com o método String.Format

Verificando se um número é par ou ímpar

Verificando se uma conexão está aberta

Verificando se uma variável string é nula ou vazia

Verificando se uma variável string é nula, vazia ou composta somente por espaços

Você Sabia?

O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.