Caso você nunca tenha trabalhado com eles, os métodos Setters e Getters servem para alterar os atributos das classes com facilidade. Imaginemos a seguinte classe:

 

Criando métodos setters e getters

 

Temos uma classe chamada Carro e com uma única propriedade, que é a marca. Agora vou colocar um pequeno exemplo de como inserir e ler os valores dessa propriedade, fazendo uso dos dois métodos:

 

Criando métodos setters e getters

 

Agora vejam como ficaria este mesmo código utilizando os métodos setters e getters, começando pelo código da classe Carro:

 

Criando métodos setters e getters

 

Claro que com a remoção dos métodos setMarca e getMarca, a chamada a partir do programa principal também será alterada, ficando da seguinte forma:

 

Criando métodos setters e getters

 

Vejam que os atributos da classe são tratados como se fossem variáveis internas do programa principal. Outra dica interessante é que você pode, no Visual Studio ou Visual C#, criar a estrutura destes métodos automaticamente. Basta digitar o comando “propfull” dentro da classe, em seguida pressionar a tecla “Tab” duas vezes, conforme a imagem abaixo ilustra. O IntelliSense do Visual Studio o auxiliará.

 

Criando métodos setters e getters

 

O código gerado automaticamente será:

 

Criando métodos setters e getters

Usando os setters e getters o seu código ficará padronizado e organizado e, com o atalho “propfull” você ganhará muito tempo.


Outras dicas de C#


Adicionando colunas a um dataset

Capturando a linha clicada em um Gridview

Chamando função C# a partir do Javascript

Como chamar função "alert" a partir do C#

Criando rapidamente os métodos Setters e Getters

Deixando o Visual Studio 2010 em Português

Entendendo o operador ternário

Enviando e-mails com C#

Invertendo uma string

Percorrendo as linhas de um DataSet

Percorrendo todos os textboxes do formulário - Windows Application

Permitindo que o usuário altere cores dos componentes

Posicionando o cursor no início de um Stream

Redirecionando para a parent window

Removendo acentos de string

Removendo todas as tags HTML de um texto

Simulando um clique em um elemento através de jQuery

Trabalhando com o método String.Format

Verificando se um número é par ou ímpar

Verificando se uma conexão está aberta

Verificando se uma variável string é nula ou vazia

Verificando se uma variável string é nula, vazia ou composta somente por espaços

Você Sabia?

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras