As estruturas de decisão são comandos que permitem que o código caminhe em determinada direção de acordo com um teste realizado no código. É com esse tipo de estrutura que fazemos o computador tomar decisões. Elas são muito simples. Vamos começar com o famoso par if/else.

If significa “se”, e else “senão”. Essas palavras reservadas, quando utilizadas em meio ao código, permitem que um determinado caminho seja percorrido “se” determinada condição for atendida, “senão” faz com que o código desvie para outro caminho. É muito simples, vamos aos exemplos práticos. Essa aqui é a “cara” de um programa em C# vazio:

Estrutura de Decisão If/Else

Caso queira acompanhar no seu computador, o que fiz foi abrir o Visual C#, clicar em File, depois em New Project, selecionei a opção Console Application e cliquei em Ok. Após esse procedimento o código acima foi automaticamente gerado. Não se preocupe agora em saber o que são os using e o namespace, ok? No momento oportuno falarei sobre eles, mas isso não é relevante agora, para o início do minicurso. O importante a saber é que você deve digitar os códigos que darão início ao seu programa dentro da classe static void Main, conforme figura abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Para executar a aplicação criada no Visual C#, basta pressionar F5, ou clicar no menu superior Debug e depois em Start Debugging. Também é possível acelerar esse processo clicando no pequeno triângulo verde na barra principal, conforme figura abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Bem, mas vamos ao nosso importante conceito de estruturas de decisão utilizando if/else. Vejam o código que criei abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Vou executar esse pequeno programa e vamos ver qual será a saída, ou seja, o que o programa exibirá:

Estrutura de Decisão If/Else

Agora vou inverter a comparação, vejam:

Estrutura de Decisão If/Else

Agora quero testar se a é menor do que b e, se não for ele executará o segundo teste. Vou compilar e vejamos qual foi a saída:

Estrutura de Decisão If/Else

É importante dizer que o comando if/else pode ser realizado de uma forma um pouco diferente da que utilizei aqui. No exemplo dado eu fiz um primeiro teste com o comando if, depois um outro teste com o comando else if. Mas e se as variáveis a e b tivessem exatamente o mesmo valor? O que aconteceria? Vamos testar! Agora os valores serão:

int a = 20;
int b = 20;

A execução disso exibirá:

Estrutura de Decisão If/Else

Vejam que agora nada foi impresso e é muito fácil descobrir o motivo. Criamos testes que verificavam se a variável a era maior do que b e para b maior do que a, mas não fizemos nada para quando os dois tivessem o mesmo valor. Nós poderíamos acrescentar o sinal de >= (maior ou igual) ou <= (menor ou igual) e encaixa-las em algum dos testes, mas vou demonstrar uma última condição de teste da estrutura if/else, que é o else isolado. Vejam como ficará o código agora:

Estrutura de Decisão If/Else

Vamos para a execução desse código para verificar se de fato o sistema entrou nesse bloco:

Estrutura de Decisão If/Else

Vejam que, conforme prevíamos, como todas as condições anteriores não foram atendidas, o sistema entrou no bloco do else isolado. Também é possível usar o if isolado, caso você queira efetuar um único teste, não sendo necessário if/else ou o else isolado acompanhando-o.

Abaixo colocarei alguns pontos importantes que devem ser aprendidos nesse tópico.

- Blocos de códigos: são todos os comandos presentes dentro das chaves {}

- A estrutura if/else executa testes. Se o retorno de um teste for positivo, será executado o bloco de código equivalente ao último teste realizado. Se o teste não retornar positivo, ou seja, se a condição não for verdadeira, um próximo teste será realizado ou, caso nenhum teste retorne positivo, ele procurará o comando else isolado. Se encontrar, o executará. Caso contrário não executará nenhum bloco vinculado ao comando if/else.

No próximo tópico falarei sobre outra estrutura de decisão, chamada de switch/case.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.