Vamos para a etapa final de validação do nosso pequeno aplicativo. No estágio em que ele se encontra até aqui, se um usuário abrir o formulário de alteração de dados ou de remoção de clientes e clicar no botão que finaliza a operação sem ter selecionado nenhum usuário no DataGridView, o sistema irá travar, como ilustra a imagem abaixo:

Contando as Linhas de um DataGridView

Isso acontece porque a primeira instrução do código responsável tanto pela remoção quanto pela alteração de dados precisa receber o índice da linha selecionada, mas se não houver nenhuma linha também não existirá o índice e o sistema trava. Existe mais de uma maneira de solucionar isso. Uma possibilidade seria até anglobar esse grupo de comandos em um bloco try/catch, mas defendo a opinião de que este recurso deve ser usado com cautela, então vou preferir demonstrar de outra forma, até para introduzir um parâmetro novo, bastante importante, que é o RowCount.

O método RowCount nos retorna a quantidade de linhas existentes no DataGridView. É muito simples fazermos a validação com ele, já que basta verificar, com a estrutura de decisão if, se o número retornado é o zero.

Vejam como ficará nosso código:

Contando as Linhas de um DataGridView

Se clicarmos no botão "Remover" sem haver qualquer cliente selecionado, receberemos a mensagem abaixo:

Contando as Linhas de um DataGridView

Agora basta que façamos a mesma alteração para o botão de atualizar e, com isso fechamos toda a parte de validação.

No tópico seguinte voltaremos a trabalhar com o formulário de “Sobre o Programa”, que é o último.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.