Funções são sequências de comandos que processam dados visando encontrar um resultado,
podendo exibi-lo, retornar seu valor para o código que chamou a função ou simplesmente armazená-lo para uso
futuro.
A sintaxe de criação de funções em JavaScript é bastante simples. Vou dar um exemplo:
function nome_da_funcao()
{
//comandos...
}
A função também poderia receber algum argumento para ser processado dentro dela. Argumentos nada mais são do que valores
já existentes no código fora do script e que precisam ser passados para ele, para que haja algum tipo de processamento.
Nesse caso a sintaxe seria:
function nome_da_funcao(argumento)
{
//comandos...
}
Esse argumento poderia ser um único caractere, um texto ou um número A palavra contida dentro dos parênteses é como o
script irá se referir a esse argumento. É o seu nome durante a execução do código, ou seja, seu identificador.
Caso queira passar mais de um argumento, basta separá-los por vírgulas, dessa forma:
function nome_da_funcao(argumento1, argumento2, argumento3)
{
//comandos...
}
Vamos a um exemplo bem simples para exibição de uma mensagem através de uma função.
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;
charset=utf-8" />
<title>Untitled Document</title>
<script type="text/javascript">
function exibeMensagem(mensagem) {
alert(mensagem);
}
</script>
</head>
<body onload="exibeMensagem('Seja Bem Vindo ao Contém Bits');">
</body>
</html>
O parâmetro onload fez a chamada para a função já no carregamento da página e, como é uma
função que estava preparada para receber um argumento, foi preciso passar essa informação, que no caso foi a frase
“Seja Bem Vindo ao Contém Bits”.
Repito que é importante ficar claro que o nome “mensagem”, definido entre parênteses na linha function, é a forma como a função irá se referir a esse parâmetro, ou seja, nesse exemplo, sempre que
quisermos nos referir ao texto enviado ao script, devemos usar o identificador chamado de “mensagem”.
Executando esse código teremos:
Aqui fizemos uma chamada automática, disparada pelo parâmetro onload, da tag body, à função exibeMensagem. No tópico seguinte vamos criar outra situação, onde uma função que vai calcular um determinado valor seja chamada quando um botão for clicado.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Tetris
Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
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A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
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A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
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O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.