As propriedades de listas permitem personalizar suas listas, aplicando marcadores personalizados e diversos formatos de números. Vamos a alguns exemplos, começando pela propriedade list-style-type:

Criarei a seguinte lista:

<html>
<body>
<br />
<ul class="listaPersonalizada">
<li/>Processador</li>
<li/>Memória</li>
<li/>Placa de Vídeo</li>
</ul>
</body>
</html>

E o seguinte CSS:

.listaPersonalizada{list-style-type:circle;}

Então teremos a página exibida da seguinte forma:

Listas CSS

Vamos testar outros valores, como list-style-type:square;

Listas CSS

Ou list-style-type:upper-latin;

Listas CSS

Ou ainda list-style-type:upper-roman;

Listas CSS

Outra propriedade interessante é a list-style-image, que permite personalizar a imagem que demarcará cada item da lista. Podemos inserir uma imagem qualquer, vejam:

.listaPersonalizada{list-style-image:url('cd.png');}

E agora vejam nossa página:

Listas CSS

Essa propriedade aceita arquivos PNG, JPEG ou GIF.

Por último temos a list-style-position, que altera o recúo dos itens da lista. Vou criar um exemplo e inserir uma borda, para que fique fácil observar. O CSS vai ficar da seguinte forma:

.listaPersonalizada
{
list-style-image:url('cd.png');
list-style-position:inside;
border:solid;
}

Nossa página ficará assim:

Listas CSS

Agora vou alterar o valor de list-style-position para outside. Notem a diferença:

Listas CSS

A lista fica posicionada sem o recúo criado quando usamos o valor inside.
Essas são as propriedades referentes às listas em CSS.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.