Nos dias de hoje o mouse é, ao lado do monitor, o periférico de hardware que mais utilizamos, ficando até a frente do teclado para muitos usuários. Essa invenção absolutamente indispensável nos computadores atuais foi apresentada pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968, com o nome de "XY Position Indicator For a Display System" e seu inventor foi o engenheiro elétrico norte americano Douglas Engelbart, embora quem tenha construído o primeiro mouse do mundo tenha sido o também norte americano William English (1929), também conhecido como Bill English, a quem se credita a invenção do mouse pelo fato deste ter sido patenteado em seu nome. O mouse em sua primeira versão era feito de madeira e possuía somente um botão, mas o mais interessante é que essa fantástica invenção chegou a ficar esquecida por um tempo, pois não havia utilidade para ela, já que os computadores daquela época somente usavam interfaces de texto.

Primeiro Mouse

Primeiro Mouse

Abaixo podemos ver um vídeo contendo uma pequena entrevista com Douglas Engelbart mostrando sua invenção.

Mas foi somente a partir da segunda metade da década de 80 que os mouses começaram a se popularizar e quem teve grande contribuição nisso foi a Apple, que comprou a patente do mouse por míseros 10 mil dólares e passou a utilizá-lo em seus computadores Lisa.

Apple Lisa

Apple Lisa

Alguns anos mais tarde, mais precisamente em 1992 e com o lançamento do Microsoft Windows 3.1 o mouse realmente tornou-se essencial, já que todo o mundo concordou que não poderia haver nada mais prático do que uma interface repleta de janelas e que podiam ser acessadas apenas movendo um pequeno dispositivo, ao invés de se digitar uma enorme sequência de comandos. Veja abaixo uma lista com alguns tipos de mouses disponíveis:

Esfera : Uma esfera de borracha desliza em contato com a superfície e dessa forma movimenta pequenos roletes dentro do mouse, que enviam as coordenadas X e Y ao PC.

Mouse de Esfera

Mouse de Esfera

Trackball : Podemos definir um TrackBall como um mouse de cabeça para baixo, pois ao invés de deslizar o dispositivo, você apenas rola uma esfera na parte superior dele.

Track Ball

Track Ball

Ópticos : Há alguns anos eles dominaram o mercado e hoje são maioria esmagadora entre os mouses disponíveis. Sua precisão e suavidade de movimentos são infinitamente maiores do que os mouses com esfera, já que neles é apenas um feixe de luz que varre a superfície entre 2000 e 3000 vezes por segundo e, a partir dessa leitura ele determina a posição do cursor na tela.

Mouse Óptico

Mouse Óptico

Biométricos : Possuem um leitor biométrico acoplado, ou seja, um leitor de impressões digitais. Com eles não é preciso digitar senhas, pois um software é capaz de identificar o usuário através deste dispositivo, o que aumenta a segurança dos sistemas.

Mouse Biométrico

Mouse Biométrico

Você Sabia?

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.