A sintaxe dessa importantíssima estrutura de decisão é bastante simples. Ela se resume a efetuar um teste. Se a condição for atendida, o interpretador JavaScript entra em um bloco de código especificado. Se não for, ele passa para o próximo teste ou, se não houver nenhum outro, ele prossegue com o código normalmente após a estrutura de decisão. Vamos a um exemplo:

Estruturas de Decisão - Javascript

Como vocês puderam ver, é bastante simples. Executamos testes e, caso sejam verdadeiros, estabelecemos um código a ser executado. Se não forem verdadeiros, passamos para o teste seguinte.

Vou executar o código acima no navegador:

Estruturas de Decisão JavaScript

Vamos prosseguir...

Switch/Case

Outra maneira de tomar decisões é com a função switch/case. Esse comando é mais indicado para quando você tem muitas alternativas envolvidas. Com o switch, coloca-se uma variável em evidência e, em seguida, com o complemento case, fazemos a análise do valor contido nessa variável. Na sequência definimos o caminho que o código irá seguir. Parece complexo, mas é muito simples. Vamos imaginar que tivéssemos armazenado em uma variável uma letra e, dependendo de qual fosse, acionaríamos uma parte do código.

Estruturas de Decisão JavaScript

Criei a variável x e armazenei nela o valor “C”. Então, em seguida uso o switch para colocá-la em evidência. No bloco de código abaixo do switch executo os testes através do comando case, verificando o valor armazenado em x. Caso valha “A”, o comando alert 1 será executado. Caso valha “B”, o comando 2 será executado, e assim por diante. O destaque importante fica por conta do comando break, que faz com que a execução pare de acontecer quando a condição for atendida.

No exemplo acima, utilizando o break, será exibida somente a mensagem alertando que a letra armazenada é a “C”, mas se não tivéssemos o break ele também exibiria a mensagem dizendo que a letra armazenada seria a “D”, se tivéssemos mais um teste sobre a letra “E” ela também seria exibida, ou seja, uma vez satisfeita à condição, ele iria executar todos os comandos seguintes. Como não queremos isso, inserimos o break. Então nosso código somente exibirá um alerta:

Estruturas de Decisão JavaScript

No tópico a seguir falarei sobre loops, que também são muito importantes!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.