Bem, a partir daqui vamos começar a entender como funciona a integração do C# com o Visual C# Express. Conforme explicado no tópico “Conhecendo o Visual C# 2010”, ele é uma IDE de desenvolvimento, ou seja, um ambiente com ferramentas diversas para facilitar a criação de programas. Abaixo, só para relembrar, coloco novamente uma imagem com os principais blocos e janelas que encontraremos nele.

Ferramentas Gráficas C#

Como vocês podem notar, a quantidade de ferramentas disponíveis no Visual C# é imensa e seria impossível falar sobre todas elas, pelo menos nessa parte introdutória do minicurso. Minha intenção nesse início é explicar como utilizar as principais ferramentas. As restantes irei adicionando aos poucos, em seções como a Dicas.

Bem, mas vamos iniciar! Para criar um projeto Windows Forms no Visual C# devemos proceder da seguinte forma: após abrir o programa, clique em File, New Project, selecione a opção Windows Forms Application e clique em OK. Surgirá uma tela semelhante a essa:

Ferramentas Gráficas C#

Aí está nosso pequeno Windows Form. Apenas para esclarecer, um projeto Windows Form é uma plataforma capaz de receber botões, caixas de texto, imagens, barras de rolagem, sons, enfim, é uma base capaz de abrigar todos os modernos recursos que vemos nos aplicativos atuais. Na janela principal, que é o local onde os programas são criados, temos o Form1. Esse form é o programa em si. Nele serão adicionados os campos, menus, textos e botões. Na janela de ferramentas, à esquerda do Form, clique na opção "Button" e o arraste até o Form.

Ferramentas Gráficas C#

Aí está nosso botão. A forma de se inserir ferramentas no projeto será sempre essa: clicar e arrastar. Vamos tentar o mesmo com ferramentas que utilizaremos com frequência, como Labels, Textbox, Radiobuttons, Comboboxes e Checkboxes:

Ferramentas Gráficas C#

Como essas são as 6 ferramentas que exploraremos inicialmente, vou falar resumidamente sobre elas aqui:

Button: É utilizado normalmente para confirmar uma operação. É equivalente a pressionarmos a tecla Enter, no Console.

Radiobutton: Permite que o usuário selecione uma opção dentre várias. É comum encontrarmos RadioButtons para seleção de sexo, pois nesse caso queremos apenas um valor e nunca mais de um.

CheckBox: É semelhante ao RadioButton, mas aqui damos ao usuário a liberdade de selecionar mais de uma opção. Imagine que você queira receber do usuário informações sobre os gêneros musicais que ele goste. Para isso o CheckBox é a melhor alternativa, pois pode exibir várias opções e permitir que o usuário selecione quantas quiser.

Label: É apenas um texto, mas você tem controle dinâmico sobre ele. Nos testes isso ficará bem claro, mas para começar a compreendê-lo, imagine um texto que pode ser alterado de acordo com uma interação do usuário, como o clique em um Button. É bastante útil!

TextBox: É uma caixa de texto que recebe informações do usuário. Ela está sempre presente em sites de comércio eletrônico, por exemplo, pois estes necessitam de dados pessoais do usuário para poderem completar o pedido de compra.

ComboBox: Estão presentes sempre que temos pouco espaço para solicitar do usuário alguma informação dentre muitas possíveis. Em quase 100% dos formulários que perguntam ao usuário em que Estado ele nasceu ou está, são usados ComboBoxes.

Vamos iniciar, a partir do próximo tópico, por estas seis ferramentas, essenciais em todos os projetos.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.