Há alguns tópicos vimos a MessageBox, que exibe caixas de mensagens para o usuário. No entanto eu falei muito superficialmente sobre elas, para não tumultuar a explicação. Vamos aprender alguns parâmetros novos para melhorá-la.

Como esse tópico será bastante simples, não vou usar nosso pequeno aplicativo para exemplo, mas sim criar um novo, vazio, apenas para trabalhar com os novos parâmetros da MessageBox.

Bem, nós vimos que se entrarmos com o comando MessageBox.Show e passarmos uma string como parâmetro, ela será exibida ao usuário, como mostra o exemplo abaixo:

MessageBox C#

Inserindo título ao MessageBox

Para inserir um título em uma MessageBox, basta que façamos a inserção de uma segunda string ao comando, da seguinte forma:

MessageBox C#

Aí está o título inserido ao MessageBox.

Acrescentando botões ao MessageBox

Além disso ainda poderíamos inserir outros botões à MessageBox. Imagine que você queria dar ao usuário a opção de clicar em OK, mas também quer que ele tenha a opção Cancelar. Para isso acrescentaremos um terceiro parâmetro ao comando, que é o MessageBoxButtons, conforme mostra a imagem abaixo:

MessageBox C#

Aí estão os dois botões! Mas claro que existem outras opções, como mostra o IntelliSense do Visual Studio:

MessageBox C#

Descobrindo qual botão foi clicado no MessageBox

Como é possível observar na imagem acima, existem várias combinações de botões para serem inseridos à MessageBox, mas quando existe mais de um botão é necessário saber em qual dos botões o usuário clicou. Para isso existe o comando DialogResult, que funciona muito bem em conjunto com a estrutura de decisão if, e seu uso é muito simples. Vou colocar um exemplo abaixo.

MessageBox C#

Inserindo um ícone ao MessageBox

Além de inserir vários botões e identificar qual deles foi clicado, ainda podemos inserir um ícone para melhorar o aspecto visual da MessageBox e também para intensificar a mensagem que está sendo passada ao usuário. Para isso colocaremos um terceiro parâmetro ao comando MessageBox, que é o MessageBoxIcon, como mostra o exemplo abaixo:

MessageBox C#

O MessageBoxIcon, com o complemento Information, insere o ícone de informação. Vejam abaixo um exemplo com o ícone de erro:

MessageBox C#

Notem que o ícone foi alterado. Vejam abaixo todas as opções de ícones que estão disponíveis:

MessageBox C#

Definindo o botão padrão do MessageBox

Outro parâmetro interessante da MessageBox é o MessageBoxDefaultButton, que nos permite definir qual será o botão padrão, ou seja, que já surgirá selecionado quando o pequeno formulário surgir. Sua sintaxe é muito simples. Aproveitando o código anterior, que possui dois botões, vou fazer um exemplo, vejam:

MessageBox C#

Executando o código, teremos:

MessageBox C#

Vejamos a diferença alterando o parâmetro para Button2:

MessageBox C#


MessageBox C#

Notem que agora o botão padrão, ou seja, o que já aparece pré-selecionado é o "Cancel".

É isso! Com esses parâmetros vou encerrar este tópico. Na verdade ainda temos como parâmetro o MessageBoxOptions, que você pode explorar, mas nenhuma de suas opções é relevante e elas praticamente nunca são usadas, então não percamos tempo com elas agora.

A partir do próximo tópico falarei sobre o conector MySQL .NET, que nos permite conectar a aplicação ao SGBD MySQL.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.