Bem, agora que já temos a base de dados criada e o conector .Net do MySQL instalado, vamos ver como gravar dados no MySQL a partir do C#.

O primeiro passo é inserir a referência ao MySQL no Solution Explorer. Conforme já explicado, basta clicar com o botão direito em References, depois em Add, Add Reference e selecioná-la na aba .Net. A figura abaixo ilustra como o componente será exibido depois de adicionado.

Gravando Dados no Banco

Agora vamos abrir o formulário de cadastro e começar a inserir os códigos que farão a comunicação com o banco. O primeiro passo é adicionar o namespace using MySql.Data.MySqlClient; no início do código.

Gravando Dados no Banco

Em seguida vamos criar as variáveis globais para acesso:

Gravando Dados no Banco

A variável do tipo MySQLConnection é responsável por efetuar a conexão com o banco. É através dela que serão enviados dados como usuário e senha para o acesso ao SGBD.

Já a variável do tipo MySQLCommand fará o armazenamento e o envio do comando que queremos executar.

Vejam como tudo é simples e intuitivo até aqui:
- MySQLConnection é responsável pela conexão.
- MySQLCommand é responsável pelo envio do comando.

Continuando...
Para que a variável minhaConexao, do tipo MySQLConnection, possa efetuar a conexão com o banco é necessário que ela saiba informações como: em qual computador está o banco (pois ele poderia não estar no mesmo computador onde a aplicação está), qual a base de dados que será utilizada, e qual o usuário e sua senha para acesso ao banco. Estes dados são passados a ela como parâmetros. O comando completo, a ser colocado já dentro do bloco de código de inicialização do formulário, será:

Gravando Dados no Banco

Explicando o MySQLConnection

Comentando este código enorme, que parece complicado, mas não é, teremos:

Gravando Dados no Banco

A etapa seguinte já deveria ser sobre inserir código no método Click do botão btnSalvar, mas existe um detalhe importante que deve ser observado antes disso. Temos um campo responsável por receber a data de nascimento do usuário. Devemos esperar que ele digite algo no formato dd/mm/aaaa, mas o campo Date do MySQL só recebe dados no formato aaaa/mm/dd, então devemos fazer essa conversão primeiro, para que não haja erro no momento da inserção de dados. Vou criar um método chamado formataData, que será acionado assim que o botão Salvar for clicado. O código do método será esse:

Gravando Dados no Banco

Abrir janela com código copiável

O método é bastante simples, mas fazendo um breve comentário, o que está acontecendo aí é o recebimento da data em formato brasileiro, em seguida acontece a separação do dia, mês e ano através do método Substring. Na sequência a variável dataUS concatena todas elas na ordem correta a ser enviada ao MySQL e a retorna.

Para receber o retorno desta função eu criei a variável dataFormatada, que já foi inserida na primeira linha do método Click do botão "Salvar", da seguinte forma:

string dataFomatada = formataData(txtDataNascimento.Text);

Agora que já temos a data formatada, podemos continuar. O código todo da função Click do botão Salvar ficará da seguinte forma:

Gravando Dados no Banco

Clique aqui para abrir uma janela com código copiável:

Agora vou comentar este código, que merece muita atenção, já que contém a montagem da nossa primeira string de comando SQL.

Gravando Dados no Banco

Continuando os comentários...

Gravando Dados no Banco

Eu comentei o código todo apenas para explicar o método por completo, mas o que nos interessa aí é a montagem do comando, pegando os dados a partir dos campos do formulário. Na verdade não há nenhuma grande novidade e, repetindo o que foi dito nos comentários, o foco deve ser colocado nas aspas, que é onde 90% dos erros acontecem.

Bem, mas agora vamos executar o código e ver se funciona...

Gravando Dados no Banco

Inseri alguns dados, cliquei em "Salvar" e recebi a mensagem de sucesso. Como programamos para que o sistema só exiba essa mensagem em caso de inserção bem sucedida, nenhum erro ocorreu, mas vou abrir o MySQL e dar um SELECT na tabela "cliente" apenas para demonstrar. Vejam abaixo o resultado:

Gravando Dados no Banco

Aí estão os dados corretamente inseridos no banco!

Ainda podemos melhorar um pequeno detalhe no formulário de cadastro de clientes. Como foi possível notar na execução de vocês, após a mensagem de sucesso, o formulário com os dados inseridos continua aberto, quando o ideal é que ele fosse fechado, para reduzir as chances do usuário tentar cadastrar dois usuários idênticos, o que geraria um erro de duplicação de chave primária no banco de dados. Para impedir isso é muito simples! Basta que adicionemos, após esse MessageBox, o comando Close(). O código deverá ficar assim:

Gravando Dados no Banco

Agora, após o usuário clicar em OK na caixa de mensagem que alertará sobre o sucesso da operação, o formulário de cadastro será automaticamente fechado e o programa retornará para sua tela principal.

Com isso encerramos a parte de inserção de dados. O que é importante guardar daqui é que os comandos de inserção são exatamente iguais a uma inserção pelo Console do MySQL. O que temos de diferente são as variáveis responsáveis por fazerem a conexão com o SGBD e o envio do comando, apenas isso! Na sequência, veremos como utilizar o famoso DataGridView, e com ele removeremos um usuário.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.