Assim como o for, o while gera uma loop de repetição de código. O que o diferencia do for é que ele é utilizado quando você não sabe exatamente quantas vezes o ciclo deve acontecer. No for, se você se lembra da sintaxe, o segundo bloco de execuções era um teste para verificar se a variável de controle já tinha atingido um valor previamente estabelecido, ou seja, quando montamos o comando já sabemos quantas vezes ele acontecerá. No while isso não é necessário.

Eu vou começar a falar dele com um primeiro exemplo que faz exatamente a mesma coisa do que criamos no tópico sobre for, ou seja, um programinha que exibirá um número de 1 a 5 na tela.

A sintaxe do while para isso é:

Estrutura de Decisão - While

Executando, teremos:

Estrutura de Decisão - While

Agora vou comentar o comando while:

Estrutura de Decisão - While

Bem, nesse exemplo também sabemos, mesmo antes do ciclo começar, que ele acontecerá por 5 vezes, então ele parece ter exatamente a mesma função do for, mas vou dar um exemplo agora para demonstrar seu funcionamento quando não sabemos quantas vezes o ciclo acontecerá.

Crei um pequeno código para receber a idade do usuário a armazená-la numa variável de mesmo nome, conforme imagem abaixo:

Estrutura de Decisão - While

Vejam como ficou a execução desse código:

Estrutura de Decisão - While

Percebam que o programa foi perguntando a minha idade e eu fui inserindo vários valores, mas enquanto não inseri o 25, ele não saiu do loop. Vejam o código comentado:

Estrutura de Decisão - While

Como ficou claro neste último exemplo, mesmo sem saber quantas iterações seriam necessárias, conseguimos criar um loop no código. Isso é o que diferencia o comando for do while. Com o primeiro você deve saber o número de repetições para estabelecer seu término. Com o segundo essa informação não precisa ser conhecida no início da execução.

Essas foram as duas estruturas de repetição do C# que selecionei para comentar nesse momento. Existe uma terceira, que é, na verdade, uma variação do for, chamada de foreach, e falarei dela no momento adequado, não se preocupem.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.