Até aqui vimos como inserir dados em tabelas, que é o ponto de partida para criamos nosso bando de dados, mas podemos precisar atualizar os dados já existentes, ou até mesmo apagá-los. É para isso que servem os comandos UPDATE e DELETE, respectivamente. Suas sintaxes são semelhantes às do comando INSERT.

Vamos dar um SELECT, exibindo alguns dados na nossa tabela cliente.

SELECT nome AS Nome, idade AS Idade, email AS Email FROM cliente;

Comandos Update e Delete

Vamos imaginar que precisamos alterar a idade da Lisa de 20 para 19 anos. Nosso comando ficará da seguinte forma:

UPDATE cliente SET idade = 19 WHERE nome like 'Lisa';

Vamos executá-lo:

Comandos Update e Delete

Recebemos a mensagem de Query OK e a indicação de uma linha alterada.

Vamos repetir o SELECT na tabela e ver se a nova idade, de 19 anos para a cliente Lisa, está inserida.

Comandos Update e Delete

Aí está a nova idade da cliente Lisa!

Então lembre-se de que a sintaxe do comando UPDATE é sempre:

UPDATE nome_da_tabela SET nome_da_coluna = novo_valor WHERE condição_que_identificará_a_linha_a_ser_alterada.

Muito Importante!
Você SEMPRE DEVE especificar a linha que desejar alterar (no nosso caso o cliente que deve ter os dados alterados) com o parâmetro WHERE, pois se não o fizer o SGBD atualizará TODOS os dados dos clientes. Vou demonstrar com o seguinte comando:

UPDATE cliente SET idade = 19;

Comandos Update e Delete

Vejam que eu não especifiquei nenhuma linha para ser alterada, então já recebemos a mensagem de que 6 linhas foram alteradas. Isso NÃO é um bom sinal. Vamos dar um SELECT na tabela cliente novamente:

Comandos Update e Delete

Vejam que todos os nossos clientes receberam a idade de 19 anos! Ou seja, tomem MUITO cuidado com o comando UPDATE e NUNCA esqueçam de definir, através do WHERE, exatamente em qual tupla o dado deve ser atualizado!

Comando DELETE

Esse comando permite a exclusão de uma ou mais tuplas da nossa tabela.

Aproveitando o SELECT acima, vamos apagar o cliente "Marcos" da nossa tabela. Para isso o comando a ser executado é:

DELETE FROM cliente WHERE nome like 'Marcos';

Comandos Update e Delete

Recebemos a mensagem de que uma linha sofreu alteração. Agora damos outro SELECT na tabela:

Comandos Update e Delete

O cliente Marcos já não faz parte da nossa tabela.

Aqui vale a mesma observação feita no UPDATE. Se você NÃO especificar, através do parâmetro WHERE, qual a tupla que deve ser removida, o SGBD apagará TODAS ELAS! Muito cuidado!

Prestem atenção a esse comando DELETE, que não possui especificação de tupla a ser removida:

DELETE FROM filme;

Comandos Update e Delete

E agora um SELECT na tabela:

Comandos Update e Delete

A instrução Empty set indica que a tabela está vazia. Portanto, lembre-se SEMPRE de utilizar o parâmetro WHERE junto dos comandos UPDATE e DELETE! Sempre!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.