Comecemos pela pergunta: o que é uma variável? Uma variável é uma área reservada na memória do computador capaz de armazenar um valor. Este valor precisa ser pré determinado, ou seja, as variáveis possuem tipos de dados que podem armazenar. Nós falaremos mais sobre isso em tópicos futuros, então não se preocupem com os tipos de dados agora. Por enquanto, imaginem uma variável como sendo embalagem capaz de armazenar informações de determinados tipos. Para tentar deixar bem claro, pensemos em uma variável do tipo Fruta. Nesta variável poderíamos armazenar os valores:


Banana
Maçã
Pêra
Uva
Abacaxi
Melancia

E qualquer outra fruta.


Não poderíamos, portanto, tentar armazenar nesta variável o valor “arroz”, “tomate”, “carro”, "bola" ou qualquer outro que não fosse uma fruta.

É importante salientar que uma variável pode ter seu valor alterado ao longo da execução do programa. Continuando o exemplo com nossa variável do tipo Fruta, ela poderia, por exemplo, ter o valor “Banana” armazenado em determinado momento, mas em seguida ter seu valor alterado para “Caju”. Desde que o novo valor também seja uma fruta, ele poderá ser armazenado nesta variável sem qualquer problema. Aliás, é exatamente por esta característica de ter seu valor alterado que estes elementos são chamados de variáveis. É muito simples e ao longo dos minicursos o conceito de variável será demonstrado na prática.

No tópico seguinte falarei sobre as constantes.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.