Vamos falar sobre esse importantíssimo conceito chamado vetor. Vou me arriscar a dizer que não importa o tamanho da aplicação que você irá desenvolver, seja para Web, Desktops ou até dispositivos móveis, os vetores serão necessários. É realmente um dos assuntos mais importantes da programação, mas eles são muito fáceis de serem entendidos. Vamos lá! Eu gosto de pensar em vetores como se fossem armários com gavetas. Nestes armários, como o da imagem abaixo, nós podemos guardar vários tipos de objetos. Com vetores acontece a mesma coisa.



Eles são compartimentos capazes de armazenar dados diversos, como números, caracteres isolados, textos, enfim, praticamente de tudo o que precisarmos.

Assim como fazemos com as variáveis, quando estamos criando um vetor devemos informar de que tipo ele será, ou seja, que tipo de informação ele será capaz de armazenar em suas “gavetas”. Também tomando como exemplo a imagem ao lado, vamos imaginar que fosse um vetor capaz de armazenar “documentos”. Claro que o tipo de dado “documento” não existe, mas ficará muito simples entender o funcionamento de um vetor assim. Nós poderíamos colocar, na primeira gaveta, o documento do carro. Na segunda, o documento da casa. Na terceira, documentos do celular, e assim por diante. Desde que fossem documentos, poderíamos armazená-los nas gavetas.

Bem, imaginando que tenhamos criado um vetor capaz de armazenar números inteiros, poderemos colocar cada número em uma gaveta diferente. A primeira gaveta poderá armazenar, por exemplo, o número 26, a segunda o número 31, a terceira o número 4 e assim por diante.

Dessa forma teremos um armário, ou seja, um vetor, armazenando a sequência de números que desejarmos. Para acessar estes números é muito fácil. Os vetores possuem índices, que nada mais são do que o número da gaveta, e é com eles que fazemos a manipulação dos dados. Vejam na imagem abaixo a ilustração de um vetor de números inteiros com 5 números armazenados:



Na primeira gaveta temos o número 26, na segunda o 31 e assim por diante. O destaque fica por conta da última gaveta, ou seja, do último índice, que armazena um número negativo. Assim como acontece nas variáveis, se criarmos um vetor de números inteiros, ele poderá abrigar números negativos sem qualquer problema.

Bem, para resgatarmos o valor armazenado nas gavetas, fazemos uma chamada ao vetor e ao seu índice, entre colchetes. Imaginando um vetor cujo nome seja “MeuVetor”, faríamos o acesso a um dos valores armazenados da seguinte forma:

MeuVetor[2];

Se quiséssemos acessar a próxima gaveta, ou seja, o próximo índice ou a próxima posição do vetor, faríamos:

MeuVetor[3];

O interessante a ser observado é que em praticamente todas as linguagens de programação os índices do vetor começam a ser contados a partir do zero e não do número 1. Vou ilustrar na imagem abaixo:


Para deixar claro o posicionamento dos índices e ainda supondo que este vetor se chame "MeuVetor", o número 26 está armazenado em MeuVetor[0], o número 31 está armazenado em MeuVetor[1], já o número 4 está armazenado em MeuVetor[2] e assim por diante.

Vejam que temos um vetor de 5 posições, portanto com índices variando de 0 a 4. Se tivéssemos um vetor de 10 posições, seus índices variariam de 0 a 9. O tamanho que um vetor terá, ou seja, a quantidade de índices, é definida no momento de sua criação.

É isso. Esse é o famoso vetor, que, conforme citei acima, sempre está presente em aplicações, grandes ou pequenas. Na sequência falaremos sobre Matrizes.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.