Minicursos - Javascript

Operadores


Operadores nada mais são do que caracteres que nos permitem diversas operações, não só com números. Essas operações podem ser aritméticas, lógicas, de comparação, enfim, a quantidade delas é grande e vou falar sobre os mais importantes e mais usados.

Vamos começar pelos operadores aritméticos, que são os mais usados.

Operador Sua função Exemplo Comentário
+ Soma x = 2+3; Nesse exemplo a variável terá o valor 5
- Subtração x = 15-5 Aqui o x valerá 10
* Multiplicação x = 3*4 x valerá 12
/ Divisão x = 20/2 O valor 10 será inserido em x
% Pegar o resto da divisão x = 7%3 x receberá o valor 1, já que 7 dividido por 3 dá 2 e sobra 1

Ainda sobre operadores aritméticos, vale citar o de dupla soma (++) e dupla subtração (--). Eles são chamados de incremento e decremento, respectivamente, e podem alterar em uma unidade o valor contido na variável. A maneira de utilizá-los é simples. Se eles forem usados antes da variável, ela sofrerá a ação deles antes de ser processada. Se forem usados depois dela, então ela será processada e em seguida sofrerá a ação deles. Resumindo...

Operadores

Operadores

Parece complicado, mas é simples, vejam: imaginemos uma variável x que tenha o valor 5 armazenado nela e com a qual faremos algumas impressões, ok? Agora vejam os exemplos:


Operador Sua função Valor Inicial Valor Final Comentário
x++ Incrementar em uma unidade após o uso da variável, pois o duplo incremento está colocado depois da variável. 5 6 Se estivéssemos mandando o código imprimir esse valor na tela, ele imprimiria o valor 5 e em seguida incrementaria em uma unidade, deixando a variável com o valor 6. 
++x Incrementar em uma unidade antes do uso da variável, pois o duplo incremento foi colocado antes da variável. 6 6 Agora a impressão já exibiria o valor 6, pois o incremento veio antes da variável, ou seja, ela já foi utilizada depois de ser incrementada em uma unidade.
x-- Decrementar em uma unidade após o uso da variável. 5 4 Nossa variável seria exibida com o valor 5, pois decrementamos uma unidade após o seu uso.
--x Decrementar em uma unidade antes do uso da variável. 4 4 Seria exibido o número 4, pois a variável sofreu o decremento antes de ser utilizada.

A regra é simples: se o operador vier antes da variável, então ele atuará antes de usa-la, seja para impressão ou uma operação aritmética. Se o operador vier depois da variável, significa que o sistema primeiro fará uso da variável com o seu valor atual, depois acionará o incremento ou decremento.

Operadores de Comparação:

Vou criar duas variáveis para facilitar os exemplos.

var idadePedro = 15;
var idadeMaria = 20;


Operador Sua função Exemplo Comentário
== Efetuar comparações simples, retornando verdadeiro se os valores comparados forem iguais. idadePedro == idadeMaria; O código vai nos retornar o valor falso, pois as idades não são iguais. Também poderíamos usar uma variável e um valor escrito, como: idadePedro == 15; Nesse caso ele retornaria verdadeiro, já que o número comparado é, de fato, igual ao valor da idade de Pedro.
!= Efetuar comparações, mas ele retornará verdadeiro se os valores comparados forem DIFERENTES. O símbolo de exclamação significa negação, ou seja, se NÃO IGUAL, retorne verdadeiro. idadePedro != idadeMaria Vai retornar verdadeiro, já que as idades são diferentes.
> Maior que. Vai retornar verdadeiro se o valor à esquerda for maior que o da direita. 25 > idadeMaria Retornará verdadeiro, já que a idade de Maria é 20.
< Menor que. É o inverso do exemplo acima. Se o número à esquerda for menor, retornará verdadeiro, se não, retornará falso. idadeMaria < idadePedro Retornará falso, pois a idade de Maria não é menor que a de Pedro.
>= Maior ou igual. Retornará verdadeiro se o valor à esquerda for maior ou igual ao da direita. 15 >= idadePedro Retornará verdadeiro, pois Pedro tem 15 anos.
<= Menor ou igual. Retornará verdadeiro se o valor à esquerda for menor ou igual ao da direita. 20 < idadeMaria Retornará verdadeiro, pois Maria tem exatamente 20 anos.

Continuando com os operadores de comparação, temos:

Operador Sua função Exemplo Comentário
=== Retornar verdadeiro caso os valores comparados sejam iguais E DE MESMO TIPO. idadeMaria === 20 Retornará verdadeiro, pois a idade de maria é um número e esse número é o 20.
=== Retornar verdadeiro caso os valores comparados sejam iguais E DE MESMO TIPO. idadeMaria === “20” Retornará falso, pois a idade de maria é de 20 anos, mas eu estou comparando uma variável numérica com a string 20. Percebam que ela foi colocada entre aspas.
!== Retornará verdadeiro se os operandos NÃO forem iguais, em valor e tipo. idadeMaria === “20” Retornará verdadeiro, pois embora o valor seja igual, o tipo não é, já que um é numérico e o outro é String
!== Retornará verdadeiro se os operandos NÃO forem iguais, em valor e tipo. idadeMaria === 20 Retornará falso, pois os valores são iguais tanto em valor quanto em tipo, mas a exclamação está negando a afirmação.

Alguns operadores são bem pouco utilizados (quase nunca, na verdade), então não se preocupe se as coisas parecem um pouco confusas por enquanto. Tudo ficará mais simples e claro quando começarmos a utilizar essa teoria em alguma linguagem de programação.

Operadores Lógicos

Esses operadores são utilizados em variáveis isoladas ou expressões e sempre retornam um valor booleano, ou seja, verdadeiro ou falso. Eles são de extrema importância e, se você nunca teve contato com eles, talvez pareça mais complicado do que realmente é. Sendo assim, para facilitar a compreensão, vou criar um grupo de variáveis;

var fruta = “laranja”;
var laranja = “redonda”;
var x = 8;

Percebam que existe uma variável chamada "fruta" com o valor "laranja" armazenado nela e outra variável chamada "laranja", com o valor "redonda" armazenado nela. A coincidência é proposital.


Operador Sua função Exemplo Comentário
&& E lógico. Esse operador irá retornar verdadeiro se, e somente se, ambas as expressões envolvidas forem verdadeiras. fruta == “laranja” && x == 8; Retornará verdadeiro, pois a variável fruta tem o valor “laranja” e x vale 8.
&& E lógico. Esse operador irá retornar verdadeiro se, e somente se, ambas as expressões envolvidas forem verdadeiras. laranja == “quadrada” && x == 8; Retornará falso, pois embora 'x' valha 8, o valor de laranja não é “quadrada”.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “laranja” || x == 54; Retornará verdadeiro, pois embora o valor de x esteja errado, o valor de laranja está correto.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “laranja” || laranja == “redonda”; Também retornará verdadeiro, pois ambas as expressões envolvidas são verdadeiras.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “banana” || x == 9; Retornará falso, pois o valor de fruta não é “banana” e nem x vale 9.
! Não lógico. Ele provoca uma inversão na lógica da expressão, ou seja, retorna verdadeiro se a expressão for falsa e retorna falso se ela for verdadeira. !fruta == “laranja”; Retornará falso, pois embora o valor de fruta seja mesmo “laranja”, a lógica foi invertida pelo operador "!"
|| Não lógico. Ele provoca uma inversão na lógica da expressão, ou seja, retorna verdadeiro se a expressão for falsa e retorna falso se ela for verdadeira. !x == 4; Retornará verdadeiro, pois embora o valor de x esteja errado, o operador ! está invertendo o retorno.

E se você está tendo seu contato com esses operadores pela primeira vez, vale destacar que o operador “Ou lógico” não são dois sinais de exclamação, como pode parecer. Esse sinal é chamado pipe e, nos teclados ABNT ele fica localizado à esquerda da tecla Z. O operador “Não lógico”, sim, é um sinal de exclamação. Bem, para encerrar os operadores que reservei para comentar, só falta falar de mais dois. Aliás, eles não são novos, pois são de adição e subtração, mas agora seu papel é diferente, pois eles atuarão sobre o valor atual da variável. Eles serão representados por += e -=. Vou demonstrá-los com exemplos. As variáveis que vou usar para isso são: var a = 20; var b = 4;


Operador Sua função Exemplo Comentário
+= Acrescentar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a += 5; O resultado dessa operação será com a variável valendo 25, pois ela já possuía o valor 20 e recebeu mais 5 de incremento.
+= Acrescentar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a += b; Agora o resultado será 24, que é composto dos 20 que a variável possuía, mais 4 unidades da variável b.
-= Decrementar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a -= 10; Aqui nossa variável terá o valor 10, pois ela possuía o valor 20 e foi decrementado em 10 unidades.
-= Decrementar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a -= b; A variável terá o valor 16, pois ela possuía o valor 20 e foi decrementado em 4 unidades.

É muito simples. E o interessante é que os operadores de incremento e decremento sobre o próprio valor da variável podem ser usados com strings. Vejam esses exemplos:

var a = “Contém ”;
var b = “Bits”;
a += b;

O valor da variável a agora é “Contém Bits”.

Esse eu vou demonstrar na prática, com o seguinte código:

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
<title>Untitled Document </title>
<script type="text/javascript">
function imprimeValor() {
var a = "Contém ";
var b = "Bits";
a += b;
alert(a);
}
</script>
</head>
<body onload="imprimeValor();">
</body>
</html>

Vejam a saída no navegador:

Operadores JavaScript

Só como curiosidade, o processo de “fundir” duas strings dessa forma chama-se concatenação. Bem, com isso encerramos a parte dos principais operadores em JavaScript! E para essa pequena demonstração eu usei uma função JavaScript, que é o assunto que vou comentar no artigo seguinte.



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

The King of Fighters XV já tem data para chegar

A SNK finalmente definiu uma data para lançamento do tão esperando The King Of Fighters XV. Segundo comunicado recente, o game de luta deve chegar em 17 de fevereiro de 2022 para os consoles Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series X e S, além de PCs. O título contará com 39 personagens e mante...

Ler Notícia Completa

Phil Spencer aprovou o Steam Deck rodando o xCloud

O chefe da divisão XBOX e vice presidente da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, recebeu um Steam Deck e passou uma semana testando o dispositivo da Valve. Nas palavras dele: “trata-se de um dispositivo muito legal. É interessante ter os jogos disponíveis em qualquer lu...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

Playstation 4 já vendeu mais de 116 milhões de unidades

Embora a nova geração de consoles já tenha chegado definitivamente, o PS4 ainda vem registrando bons números e ultrapassou a marca dos 116 milhões de aparelhos vendidos ao redor do mundo. Possivelmente a confirmação da Sony de que títulos bastante esperados, como o novo God Of War e Horizon Forb...

Ler Notícia Completa

Nintendo Switch supera Xbox 360 e PS3 em número de unidades vendidas

Em números divulgados nesta quinta-feira (05) a Nintendo confirmou a quantia de 89 milhões de unidades vendidas do seu console Switch, deixando para trás o Playstation 3, com 87 milhões de unidades e o Xbox 360, com 80 milhões. O próximo console na lista para ser ultrapassado é o Wii, também da...

Ler Notícia Completa

Far Cry 5 está de graça para todas as plataformas por tempo limitado

A Ubisoft liberou o game Far Cry 5 entre os dias 5 e 9 de agosto para todas as plataformas (PS4, PS5, Xbox One, Series X e Series S, Google Stadia e PC). A notícia é ótima, claro, mas ao contrário do que normalmente acontece, o jogo só poderá ser jogado gratuitamente até o dia 9 de agos...

Ler Notícia Completa

PS5 com SSDs não originais apresentam ótimo resultado

A última atualização do PS5 permite que se faça a expansão do armazenamento do console. Embora o aparelho exija características específicas para os dispositivos de expansão, como taxa de leitura de 5Gb/s, ele funciona surpreendentemente bem com SSDs de velocidades inferi...

Ler Notícia Completa

Tudo sobre o Luna, o novo serviço de streaming de jogos da Apple

Na última terça-feira a Amazon deu detalhes sobre seu serviço de streaming de jogos, o Luna. Trata-se de um serviço por assinatura, semelhante ao que faz o Netflix com filmes e séries. Com ele os jogos são trazidos para o seu dispositivo, seja uma TV, computador ou mesmo o iPhone, através da Int...

Ler Notícia Completa

The Last of Us Part II já é o maior lançamento do ano dentre todos os consoles

[sem spoilers] The Last of Us Part II agradou a muitos e desagradou a poucos, mas o fato é que a expectativa pelo lançamento do jogo era gigante! A primeira versão do jogo ganhou todos os prêmios possíveis e é considerada por quem o jogou como, no mínimo, um excelente título. Era inevitável, por...

Ler Notícia Completa

BGS 2020 é adiada devido ao coronavírus

A Brasil Game Show deste ano será adiada para os mesmos dias de 2021. Em comunicado oficial feito ontem, a organização do evento esclareceu as razões para o adiamento e comunicou que a 13ª edição da maior feira de games da América Latina acontecerá entre os dias 8 e 12...

Ler Notícia Completa

Capcom Pro Tour sofre o cancelamento de algumas etapas por conta do coronavírus

Em um comunicado ao público via redes sociais, a Capcom revelou que algumas etapas do Capcom Pro Tour foram removidas do calendário como precaução contra o surto de coronavírus pelo mundo...

Ler Notícia Completa

Organização cancela Anime Japan 2020 por causa do coronavírus

Em meio à epidemia do novo coronavírus (COVID-19), a organização do Anime Japan 2020 cancelou o evento, que aconteceria entre 21 e 24 de março, a fim de evitar a proliferação do vírus. A feira, que traz diversas novidades sobre animes, não será adiada. Além disso, o evento Family Anime Festa 20...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.

Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!

O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.

O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.

Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!