Minicursos - Javascript

DocumentWrite


Vamos falar agora sobre outra importante função do JavaScript, chamada document.write. Ela tem a capacidade de escrever dados direto no código HTML. Vou demonstrar seu funcionamento já apresentando um objeto chamado Date, que sempre retorna a data atual, vejam:

var dataAtual = new Date();

Nesse exemplo estamos colocando a data na variável dataAtual. Vamos testar a inserção dessa data em meio a um código HTML através da função document.write. O código ficará assim:

DocumentWrite - Javascript

A página ficará assim:

DocumentWrite - Javascript

Vejam que a data foi perfeitamente inserida dentro do parágrafo. Para o usuário é como se fosse um parágrafo estático, mas na verdade é dinâmico. Se você atualizar a página já verá que a data muda. Isso é muito interessante, mas o formato retornado não é o ideal, já que não está em português. Para corrigir isso podemos usar um parâmetro chamado toLocaleString, dessa forma:

DocumentWrite - Javascript

Agora vejamos a saída no navegador:

DocumentWrite - Javascript

Agora sim! E vejam que interessante, é possível, através de outros métodos, saber apenas o ano, o mês, o dia, a hora, o minuto, enfim, você pode isolar qualquer uma dessas informações. Os métodos responsáveis por isso são:

data.getFullYear()
data.getMonth()
data.getDate()
data.getHours()
data.getMinutes()

Estes métodos são de extrema utilidade caso esteja trabalhando com banco de dados e queira inserir esses dados nele. Vou dar alguns exemplos:

DocumentWrite - Javascript

Vejam que eu isolei, em cada uma das variáveis, trechos que compõem a data. Como eu citei acima, se quiséssemos inseri-los em um banco de dados, seria muito fácil, já que os teríamos separados em variáveis. A observação fica por conta do getMonth(), que enumera os meses de 0 a 11 e não de 1 a 12, como estamos acostumados, mas como vocês puderam ver, isso é facilmente corrigido acrescentando uma unidade ao valor retornado por ele.

Bem, com esse tópico vimos não só a função document.write, mas também aprendemos a manipular datas em JavaScript.


Veja Também

Xiaomi vende 52,9 milhões de celulares no segundo trimestre de 2021 e faturamento dispara

A gigante chinesa Xiaomi registrou um aumento de quase 85% no seu faturamento no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita divulgada pela empresa foi de 13,5 bilhões de dólares (algo em torno de 70 bilhões de reais) nos meses de abril a junho deste ano...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!