Estrutura do CSS
As folhas de estilo funcionam basicamente através de regras que são vinculadas às tags HTML. E o que torna fácil a criação de folhas de estilo é que essas regras obedecem a uma estrutura muito simples, composta por seletor, propriedade e valor. Vou falar resumidamente sobre cada um deles.
Seletor: é o que vinculará a regra criada ao elemento HTML.
Propriedade: define qual formatação será recebida pelo elemento.
Valor: define o quê, de fato, será atribuído a essa regra.
As regras seguirão, portanto, sempre esse formato:
Seletor { propriedade : valor; }
Sempre será preciso envolver a propriedade e o seu valor com as chaves, conforme exibido acima. E, após a definição do valor, a sintaxe da linguagem pede a inserção do sinal de ponto e vírgula. Uma regra simples seria:
h1 { color: green; }
Essa regra aplicará, para o conteúdo das tags <h1>
do HTML, a cor verde.
Vale ressaltar também que é possível agrupar várias propriedades e valores em um único seletor, o que facilita muito as coisas e acontece com enorme frequência, conforme o exemplo abaixo:
h1 { font size:16px; text-align: justify; line-height: 20px;}
Essa regra está definindo, em todo o conteúdo de h1, textos com tamanho de 16 pixels, com alinhamento justificado e dentro de linhas com tamanho de 20 pixels. É tudo muito simples! Para facilitar a leitura das regras, também é possível definir cada propriedade em uma linha, ficando da seguinte forma:
h1 {
font size:16px;
text-align: justify;
line-height: 20px;
}
Caso você esteja começando a trabalhar com CSS agora, aconselho que faça a formatação de uma propriedade por linha, pois acredito que a leitura fique mais clara, facilitando a localização de determinada propriedade quando se quiser fazer alguma alteração. De qualquer forma saiba que a diferença é apenas visual, mas o navegador interpretará da mesma forma, tanto uma quanto a outra. Você pode cria-las como preferir.