Minicursos - C#

Gerando Arquivos RTF


Como reta final do nosso aplicativo e também do minucurso, vamos retomar o formulário “Sobre o Programa”, mas apenas por uma questão prática. Para falar sobre os arquivos RTF eu precisava de um campo onde pudéssemos escrever textos e, como nosso formulário frmSobre possui este espaço, o utilizaremos, mas isso não agregará nenhuma funcionalidade ao nosso pequeno aplicativo.

Bem, nosso formulário de "Sobre o Programa" atualmente está da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Quando clicamos no botão "Salvar", o sistema está exibindo o conteúdo do RichTextBox em uma MessageBox e o botão "Carregar Imagem" apenas exibe, na PictureBox, o arquivo selecionado.

Vamos aprender como gerar um arquivo do tipo RTF, que terá como conteúdo o que for digitado no RichTextBox. Para isso faremos uso da ferramenta SaveFileDialog. Vamos localiza-la na Toolbox do Visual C# e arrasta-la para o frmSobre, conforme ilustra a imagem abaixo:

Gerando Arquivos RTF

Assim como alguns dos componentes que utilizamos ao longo do minicurso, ele não é exibido dentro do formulário, mas apenas se vincula a ele, permanecendo no rodapé. Na sequência vamos nomear esta ferramenta para "sfdLicensa":

Gerando Arquivos RTF

Agora vamos criar o novo código para o evento Click do botão "Salvar", que ficará da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Comentando-o, teremos:

Gerando Arquivos RTF

Vou salvar o seguinte texto:

Gerando Arquivos RTF

Agora abro a pasta da minha Área de Trabalho e lá está o arquivo gerado de dentro da nossa pequena aplicação!

Gerando Arquivos RTF

E se tentar abrir o arquivo...

Gerando Arquivos RTF

Aí está nosso conteúdo!

Bem, agora que já sabemos como gerar arquivos RTF a partir de um RichTextBox, vamos fazer o contrário, que é popular um RichTextBox com o conteúdo de um arquivo RTF.

Vou colocar o seguinte conteúdo dentro do RichTextBox:

Seja Bem Vindo!
Esté é um software sem direitos autorais e que faz parte do minicurso de C# do site Contém Bits!
Além de C#, aqui você aprende sobre:
--> Sistemas Operacionais
--> Redes de Computadores
--> Segurança de Dados
--> Bancos de Dados

E muito mais! Não esqueça de nos adicionar ao seu Favoritos!

www.contembits.com.br

E salva-lo na pasta c:\CB\Sobre.rtf

Gerando Arquivos RTF

Agora a ideia é que este conteúdo seja automaticamente inserido no RichTextBox quando o formulário for carregado, ou seja, a aplicação deve ler o arquivo RTF e inserir o seu conteúdo no rtfSobre do formulário. O procedimento para isso é extremamente simples, vejam:

Gerando Arquivos RTF

Com apenas uma linha conseguimos este interessante procedimento.

Na sequência, vamos alterar a propriedade ReadOnly do RichTextBox para "True" e diminuir o seu tamanho, para ficar adequado ao conteúdo, como ilustram as imagens a seguir:

Gerando Arquivos RTF


Gerando Arquivos RTF

A ideia é que o usuário não possa alterar o conteúdo deste RichTextBox, por isso o definimos como ReadOnly. Agora vamos permitir a alteração apenas do logotipo, mas para isso utilizaremos um conceito interessante, que faz uso do Namespace System.IO e geraremos um arquivo no formato TXT para guardar o endereço da imagem escolhida pelo usuário, mas isso fica para o próximo tópico, que será o último!



Algumas notícias

Xiaomi vende 52,9 milhões de celulares no segundo trimestre de 2021 e faturamento dispara

A gigante chinesa Xiaomi registrou um aumento de quase 85% no seu faturamento no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita divulgada pela empresa foi de 13,5 bilhões de dólares (algo em torno de 70 bilhões de reais) nos meses de abril a junho deste ano...

Ler Notícia Completa

Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus receberão atualização de segurança este mês

A Samsung começou a liberar esta semana, para proprietários dos modelos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, uma nova atualização de segurança. Por enquanto somente alguns países da Europa receberam o pacote, que deve ser dis...

Ler Notícia Completa

Novas câmeras 'debaixo da tela' da Oppo surpreendem

Para muitos, colocar uma câmera embaixo da tela de um celular era uma tarefa impensável, por conta de diversos problemas técnicos. Os primeiros testes da Oppo que se propuseram a isso geravam imagens de qualidade bastante insatisfatória, já que a captação da luz era prejudicada pela tela. A prim...

Ler Notícia Completa

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.

O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.

Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!